Quinta-feira, 28 de março de 2024

Adolescente de 15 anos teve vida salva pelo soro antiescorpiônico, após picada do aracnídeo

11/07/2018 às 16h43 11/07/2018 às 19h24

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Picado do inseto ocorreu na última sexta-feira nas proximidades de Barra do Itabapoana / Foto: Divulgação

Um adolescente de 15 anos teve a vida salva pelo soro antiescorpiônico, no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em São Francisco de Itabapoana (SFI), depois de ser picado por um escorpião, nas proximidades de Barra do Itabapoana, na última sexta-feira (06/07). Ele é o segundo paciente são franciscano a receber a aplicação do soro antiescorpiônico. Em 2016, uma criança morreu após ser vítima de acidente com escorpião no município, quando na ocasião SFI não dispunha do antídoto. 

O menor foi atendido pela equipe médica de plantão, que seguiu o protocolo existente para ocorrência de picada de escorpião. Após ser classificado como caso de moderado à grave, o medicamento foi administrado. As informações são do diretor clínico do HMMC, Éber Marins.

Ele explicou que entre janeiro e maio foram notificadas cerca de 40 picadas pelo aracnídeo em humanos em SFI, mas só duas precisaram do soro. “Quando a necessidade é identificada a aplicação deve se dar o mais rápido possível, por isso a importância de termos o soro em nosso município”, destacou.

Marins relatou que em 2016, quando estava de plantão no HMMC, uma criança de três anos chegou à unidade hospitalar com suspeita de picada de escorpião, recebendo as primeiras assistências.

“Já que SFI não possuía o soro naquela época foi preciso encaminhá-la para o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos dos Goytacazes, onde infelizmente faleceu na manhã seguinte por não resistir às consequências do veneno”, lamentou. 

Implantação – O polo para tratamento de acidentes com escorpiões foi implantado em SFI, no dia 28 de setembro de 2017, no primeiro ano da gestão da prefeita Francimara Barbosa Lemos. Até então, pacientes vítimas de picadas de escorpião no município que necessitassem do soro para não morrer eram encaminhados ao HFM, que dependendo do local da ocorrência, fica a aproximadamente 80 quilômetros de distância.  

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes