Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Artesãos de Campos expõem trabalhos em feira no Rio

21/03/2019 às 18h02

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O evento foi aberto nesta quarta (20/03) e segue até domingo (24/03), no Centro de Convenções Sul América.  / Foto: Supcom

Cinquenta e seis peças de artesãos de Campos estão em exposição até a próxima sexta-feira (22/03), na 13ª Rio Artes Manuais, no Rio de Janeiro. Com a temática “Pequenos gestos, Grandes Mudanças”, o foco desta edição é a sustentabilidade, o que levou a Secretaria de Estado de Turismo a convidar os projetos Caminhos de Barro, Bagaço de Cana e Holz. O evento foi aberto nesta quarta (20/03) e segue até domingo (24/03), no Centro de Convenções Sul América. 

A Prefeitura de Campos através da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) apoia projetos de artesanato, diversos tipos de artes manuais e busca a promoção da área, geradora de renda e fomentadora do turismo, como comenta o vice-presidente da Companhia, Marcel Cardoso.

“A participação destes três projetos em uma das maiores feiras de artesanato e de vendas de produtos deste setor é importante para fortalecer esse segmento econômico no município, pois é gerador de renda, fomenta nosso turismo e leva o nome da nossa cidade para outros locais. Nossa meta é que a gente possa diminuir a dependência, para com os royalties do petróleo, através de iniciativas pela economia criativa”, comenta.

Iniciativa de um empreendedor autônomo, a Holz produz artefatos em que as partes se encaixam, sem uso de cola, sem parafusos e com material de reciclagem. O design de produtos Hiago Rovetta ressalta o valor de participar de uma feira deste porte.

“Está sendo incrível ter a oportunidade de estar na Rio Artes Manuais e apresentar os produtos da minha empresa para clientes do mundo todo. Gostaria de agradecer à Prefeitura de Campos, através da Codemca, que tornou esse momento possível. Está sendo maravilhoso estar aqui”, disse Hiago.

Divulgando o trabalho campista, o Bagaço de Cana além de participar da feira carioca, apresenta seu material em uma feira na Arábia Saudita. O projeto da Associação de Mulheres Empreendedoras (AME), vinculado à Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), existe há 10 anos e produz artesanato característico da região, fabricados com o bagaço da cana-de-açúcar.

Também vinculado à Uenf, o projeto Caminhos de Barro nasceu em 2000. Associado a projetos de apoio às indústrias cerâmicas da cidade, a iniciativa cresceu e foi difundida nestes 19 anos. A escolha do barro, a moldagem à mão ou no torno, a secagem, esmaltação e a queima em fornos são etapas que todas as peças passam para dar forma às peças. Uma valorização do trabalho manual tradicional na cidade.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes