Sábado, 20 de abril de 2024

Bombeiro civil agora é obrigatório: conheça a nova lei

15/10/2019 às 15h04

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A lei nº 8.890 teve sua regulamentação publicada em Diário Oficial em 19 de setembro de 2019. / Foto: Ururau

O profissional Bombeiro Civil é aquele que, está habilitado nos termos da lei, exerce em caráter habitual, onde tem função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio. E já está em vigor a lei municipal que obriga a presença de uma brigada profissional, composta por bombeiros civis, em estabelecimentos como casas de shows, espaço de eventos, hospitais, shoppings, entre outros.

A lei nº 8.890 teve sua regulamentação publicada em Diário Oficial em 19 de setembro de 2019, com a autoria do vereador Marcelo Perfil (PHS). Os estabelecimentos que não cumprirem a lei estarão sujeitos a multa de 200 uficas (cerca de R$ 25 mil).

Segundo Carlos José Soares, bombeiro civil, foi uma grande oportunidade que teve para ter como profissão. “Eu estava desempregado e desde que comecei o curso que é homologado na CBMERJ e acabei me identificando. Me formei em Maio e já estou trabalhando. Fui além de ser bombeiro civil, e terminei também o curso de socorrista, onde é mais complexo. É uma responsabilidade grande e só vemos o quão é importante esse trabalho quando sentimos na pele ou quando a pessoa está bem, e nos agradece posteriormente”, explicou Carlos.

E para quem pensa que ser bombeiro civil é só para homem, Paloma Pessanha, diz que fazer o curso foi uma realização profissional. “Aconselho todas as mulheres a fazerem o curso. Não sei fazer outra coisa a não ser salvar vidas, é uma paixão grande, uma escolha de profissão que não me arrependo e sei que irei colher frutos. Uma das ocorrências que mais me marcou foi em uma cavalgada, o evento durou 12 horas e tive que atender diversas ocorrências, que tivemos que ter muito sangue frio e aprendi muito ali. Tem mulher que se sobressai muito mais que os homens”, destacou Paloma Pessanha.  

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes