Sexta-feira, 29 de março de 2024

Câmara de SJB aprova projeto de lei que proíbe cobrança de água, luz e gás por estimativa

22/05/2019 às 17h57

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Segundo o vereador, esta prática vem sendo realizada de forma corriqueira / Foto: Ascom

Foi aprovado nesta quarta-feira (22/05), pela Câmara de São João da Barra, o projeto de lei nº 017/2019, de autoria do vereador Aluizio Siqueira, que dispõe sobre a proibição de cobranças por estimativa das concessionárias de serviços públicos, fornecedoras de água, luz e gás – prática que vem sendo realizada de forma corriqueira no município.

O objetivo é permitir melhor ordenamento da forma de apuração dos consumos desses serviços, protegendo os consumidores de cobranças abusivas e sem respaldo técnico ou legal. “Com a aprovação dessa lei, queremos coibir, por exemplo, aquela história de casa fechada e aí o funcionário não tira o consumo no primeiro mês, não tira no segundo. E aí no terceiro mês aparece uma conta alta, a pessoa não tem como pagar e o serviço é cortado”, explicou.

Segundo o texto do projeto, “tais cobranças, realizadas sem nenhum critério técnico, utilizando um modelo que leva em consideração o tamanho e a quantidade de cômodos ou parte de um imóvel, tem se demonstrado uma agressão aos direitos dos consumidores e, como tal, deve ser coibida”.

Pelo projeto, as concessionárias só poderão efetuar cálculos através da leitura dos seus aparelhos medidores de aferição de consumo: relógios e/ou hidrômetros, sendo estes especialmente inspecionados e auferidos pelos órgãos de metrologia existentes. Ficam vedadas cobranças retroativas, desde que sejam comprovadas irregularidades causadas pelos consumidores daqueles serviços, decorrente de adulteração ou fraude no equipamento de medição, sendo necessário o devido atestado, exarado por perito idóneo e imparcial. 

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes