Quinta-feira, 28 de março de 2024

Campanha ''Doe Esperança, Doe Medula'' nesta sexta-feira

17/10/2019 às 15h03 17/10/2019 às 15h04

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Para os interessados o cadastramento acontecerá no Centro Integrado de Educação Pública Nilo Peçanha (CIEP da Lapa). / Foto: Reprodução

A campanha “Doe Esperança, Doe Medula”, tem como objetivo cadastrar novos doadores de medula óssea começa nesta sexta-feira (18/10) e prossegue até sábado (19/10), será realizada no Centro Integrado de Educação Pública Nilo Peçanha (CIEP da Lapa), localizado na Avenida Rui Barbosa, das 8h às 16h nos dois dias.

De acordo com o coordenador da campanha, Fernando Costa, o intuito da campanha é cadastrar o maior número de pessoas para a doação de medula e assim, salvar vidas. A doação de medula é a principal salvação para pessoas com leucemia, anemia de fanconi e entre outras doenças sanguíneas.

 “Todos nós temos sonhos. Os pacientes que aguardam por localizar um doador de medula também. Eles querem permanecer vivos para formar uma família ou cuidar da já existente. Querem poder ir à escola, igreja, ao cinema ou a uma simples reunião entre amigos. São pais, mães, filhos, tios, tias, que tiveram a vida social paralisada enquanto aguardam por um doador compatível”, destacou Fernando.

Ele ressalta ainda que existam poucas informações sobre o processo de transplante de medula, o que acaba deixando muitas dúvidas e, o pior, criando mitos e consequentes “medos”. “Um deles é que a captação da medula deixa pessoas paralíticas, pois é realizado na “coluna cervical (espinha). Isso é um grande mito. A medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral. “Já a medula óssea, que é o necessário para a captação, é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos”, esclareceu o coordenador.

Cadastramento

Para se cadastrar é preciso ter de 18 a 54 anos de idade, estar em bom estado de saúde, não ser portador de doença infecciosa, não apresentar doença neoplásica como câncer, doença hematológica ou do sistema imunológico.

Dados

No Brasil, 861 pacientes estão cadastrados no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (REREME) esperando por um doador. Com a ajuda de todos os números de quem está esperando só tende a diminuir.

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes