Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Campos adere ao experimento da Uenf no combate ao Aedes aegypti

18/07/2018 às 15h40

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A armadilha ?GrudAedes? será usada em bairros onde o índice de infestação do mosquito estiver mais elevado a partir de agosto / Foto: Divulgação Supcom

Na luta pelo combate ao mosquito Aedes aegypti, representantes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e professores do Laboratório de Ciências Químicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), se reuniram nesta quarta-feira (18/07), para fechar parceria entre o Município e a Universidade em prol da saúde da população. O mosquito transmite doenças, como: chikungunya, dengue, febre amarela e zika. A primeira reunião aconteceu na terça-feira (17/07), com a equipe da Vigilância em Saúde.

A partir da segunda quinzena de agosto, será disponibilizada à população de dois bairros, onde o índice de infestação do mosquito estiver mais elevado, a armadilha “GrudAedes”, que será confeccionada pelos especialistas da Uenf, em uma sala do CCZ.

"Esta é uma parceria de extrema importância firmada entre o Município e a Uenf,  onde temos a oportunidade de proporcionar saúde pública envolvendo a pesquisa científica em prol do bem-estar de todos", ressaltou a diretora da Vigilância em Saúde, Andreya Moreira.    

De acordo com o diretor do CCZ, Marcelo Sales, neste momento em que o município enfrenta uma epidemia de chikungunya, uma parceria com a Universidade é fundamental.

"Fomos convidados a participar na semana passada do seminário “Novas Estratégias no Controle e Monitoramento do Aedes Aegypti na Região Norte Fluminense”,  na Uenf, onde foram mostradas excelentes pesquisas que estão sendo realizadas, na universidade, no combate ao Aedes. Dessas inovações, a pesquisa do professor Edmilson José Maria nos chamou atenção pela praticidade e resolvemos nos unir para uma parceria em prol da saúde da população", explicou o diretor do CCZ, Marcelo Sales.

Ainda segundo Marcelo, na parceria firmada, o CCZ cedeu duas salas para que a equipe da Uenf possa trabalhar na confecção das armadilhas “GrudAedes” que serão disponibilizadas, a partir da segunda quinzena do mês de agosto, à população de dois bairros onde os índices do Lira estiverem mais elevados.

"Nosso setor de síntese orgânica e química fina desenvolveu estratégias no controle e monitoramento do Aedes aegypti. Um desses projetos foi aprovado pela Faperj e nos proporcionou o desenvolvimento de repelentes corporais em barra e de armadilhas de controle e monitoramento do mosquito alado. Essas armadilhas são feitas de papelão, pintadas com uma tinta preta. Usamos ainda uma cola específica e um pequeno disco que atrai o mosquito por ter um odor semelhante ao exalado no suor de uma pessoa. Por meio dessa parceria, os agentes do CCZ farão a distribuição dessas armadilhas à população de bairros onde a infestação estiver elevada. Assim poderemos avaliar a eficácia do produto e ter a participação mais efetiva da população nesse combate", ressaltou o professor da Uenf Edmilson José Maria.

As armadilhas GrudAedes têm duração de 30 dias e cada residência visitada pelos agentes do CCZ receberão duas unidades para serem testadas. Os pesquisadores da Uenf desenvolveram ainda um aplicativo próprio para celulares, para que os agentes possam ter um banco de dados com fotos das armadilhas durante as visitas onde os produtos foram instalados.

"As salas já estão prontas para receber a equipe de pesquisadores e a produção das armadilhas deve começar já nos próximos dias. Agradecemos à equipe da Uenf pela disponibilidade", concluiu Marcelo.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes