Terça-feira, 16 de abril de 2024

Capacitação em SJB para limpeza de praias atingidas por óleo

12/11/2019 às 11h08 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O objetivo é capacitar os municípios litorâneos para realização de ações de limpeza e recolhimento de resíduos oleosos semelhantes aos que atingiram as praias do Nordeste. / Foto: G1

Equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Segurança Pública de São João da Barra estão participando de uma capacitação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sobre técnicas de avaliação e coordenação para limpeza de praias atingidas por óleo. O objetivo é capacitar os municípios litorâneos para realização de ações de limpeza e recolhimento de resíduos oleosos semelhantes aos que atingiram as praias do Nordeste.

O treinamento, que começou nesta segunda-feira, (11/11) no Açu, tem duração de dois dias. A ação é preventiva, caso o óleo venha atingir a região costeira do Estado do Rio de Janeiro. Neste primeiro dia as equipes tiveram aula prática no Centro de Visitação do Porto e na orla do Açu.

As manchas já chegaram ao Espírito Santo e há estudos indicando a possibilidade de avançarem para a costa fluminense, o que levou o governo estadual a criar um grupo de trabalho especial para acompanhar a situação. É por meio deste grupo que os treinamentos acontecem nos municípios. Em São João da Barra participam dois técnicos ambientais, o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Reis, e o coordenador de Proteção e Defesa Civil Municipal, Wellington Barreto.

“ A capacitação pelo Inea das prefeituras litorâneas, de caráter preventivo para a limpeza de manchas de óleo na costa brasileira, é muito importante, uma vez que utiliza de técnicas de avaliação e planejamento de ações, com o objetivo de mitigar os impactos ambientais, sociais e econômicos” disse a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes