Sexta-feira, 29 de março de 2024

Casa de apoio dos portadores do vírus HIV mais antiga do país faz 31 anos

18/07/2019 às 08h47 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A Associação Irmãos da Solidariedade é a terceira Casa de Apoio às pessoas que têm o vírus da Aids no país / Foto: Reprodução/ Blog Ralph Reis

A Associação Irmãos da Solidariedade completa nesta quinta (18/07), 31 anos de existência e, para marcar a data, será relizado um café da manhã especial para os 42 residentes da Casa, além dos cerca de 150 assistidos e a comunidade que quiser dividir este momento de confraternização com a diretoria.

A fundadora e presidente da entidade, Fátima Castro, diz que neste dia as portas estarão abertas à comunidade, como sempre esteve mas, desta vez, com um motivo a mais.

- Estaremos celebrando mais um ano de luta. Da fundação aos dias atuais muitas coisa mudaram, houve sim, avanço na medicina, mas é preciso destacar que o melhor remédio ainda é o preservativo. Só que a discriminação e o preconceito não mudaram. A diferença é que agora as pessoas estão falando mais sobre o assunto, brigando mais - acrescenta Fátima Castro.

A Associação Irmãos da Solidariedade é a terceira Casa de Apoio às pessoas que têm o vírus da Aids no país, onde os pacientes são residentes. As demais são casas de apoio com trabalhos voltados ao dia-a-dia ou, então, para ações de conscientização. A entidade em Campos, de utilidade pública municipal, estadual e federal, já é considerada um mini-hospital para os doentes de Aids, levando em consideração a sua estrutura.

A Casa conta com dormitórios, ambulatórios masculino e feminino, consultórios médico, dentário, de fisioterapia e também  de psicologia, além de departamento jurídico, departamento social, oficina de trabalhos manuais, auditório, refeitório, entre outros. Sem falar em atendimento médico e de enfermagem 24h. 

- Enquanto a gente pode expandir a área física, assim foi feito. Com o passar dos anos as demandas foram nos obrigando a fazer todas essas benfeitorias. Hoje a Casa é considerada modelo para o país. Mas não é fácil manter o padrão de qualidade - finaliza Fátima Castro.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes