Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cerca de 200 pessoas acompanham soltura de filhotes de tartaruga em Farol

18/01/2020 às 14h10

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Voluntários também participaram de ação de coleta de lixo na orla. / Foto: Supcom

Cerca de 200 pessoas acompanharam, na manhã deste sábado (18), a soltura de 30 filhotes de tartaruga da espécie cabeçuda (Caretta caretta), do Projeto Tamar, na praia de Farol de São Thomé. Ao mesmo tempo, 50 voluntários participaram de ação do SESC, que realizou a coleta de lixo na orla. As duas ações tiverem apoio da Prefeitura, através da Secretaria municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), na programação do Sesc Verão Alô Farol 2020, uma parceria da Prefeitura de Campos e o Sesc RJ.

As tartaruguinhas, nascidas na noite anterior, foram mostradas ao público antes de serem soltas. "Elas são muito bonitinhas. Gostei muito de ver", disse Lucas Andrade, de 8 anos.

- Esse contato é muito importante, porque projetos como este, que tem 40 anos e já soltou mais de 40 milhões de tartaruguinhas em todo o litoral brasileiro, precisam ser disseminados - ressalta Daniela Torres, coordenadora do Tamar, que na região tem parceria com o Programa de Monitoramento do Porto do Açu.

"Esse é um projeto consolidado e de reconhecimento mundial, mas todo apoio em sua divulgação é sempre válido", acrescentou o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.

Na coleta de lixo na orla, as crianças eram as mais empolgadas. Caso de Ana Clara Furtado, 9 anos. "Temos que cuidar da natureza, porque precisamos dela pra sobreviver", ensina.

- Na natureza, tudo está ligado. Tão importante quanto soltar tartarugas no mar, é evitar que plásticos e outros materiais cheguem até o mar e sejam ingeridos por elas, que acabam morrendo - completou o subsecretário de Desenvolvimento Ambiental, Carlos Ronald Macabu.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes