Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Comunidades quilombolas realizam atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra

17/11/2018 às 10h57

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Eventos recebem apoio do Quipea, projeto desenvolvido pela Shell / Foto: Divulgação

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, as comunidades quilombolas participantes do Quilombos no Projeto de Educação Ambiental (Quipea), projeto promovido pela Shell na região da Bacia de Campos, realizarão diversas atividades no Sul capixaba, no Norte Fluminense e na Região dos Lagos, entre os dias 20 de novembro e 8 de dezembro. O objetivo é relembrar a história de resistência dos quilombos, valorizando o fortalecimento da organização local.

A programação contará com palestras e rodas de conversa focadas no significado que a morte e memória viva de Zumbi dos Palmares têm para esses grupos, com debates sobre a importância de se realizar atos de reflexão e de luta e sobre a resistência negra na produção de liberdade. Alguns dos temas abordados serão: a defesa dos territórios e culturas quilombolas, a retirada de direitos e invisibilidade deste povo e o fortalecimento da coletividade, da ancestralidade e das ações de base comunitárias.

Os eventos também promoverão atividades para celebrar a força da cultura e da tradição quilombola, como histórias contadas pelos griôs, danças, músicas, artesanatos e culinária quilombola. 

Consciência Negra - O dia 20 de novembro de 1995 marcava os 300 anos da morte de Zumbi dos Palmares. As articulações feitas por instituições do Movimento Negro organizaram o I Encontro Nacional das Comunidades Negras Rurais, realizado em Brasília nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 1995, juntamente com a Marcha Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro. A Marcha Zumbi dos Palmares contra o Racismo, pela Cidadania e a Vida era em um ato de protesto contra as condições subumanas em que vivia o povo negro. Até hoje, é citada como o maior movimento reivindicatório feito pelos negros e negras brasileiras em busca de seus direitos e combate ao racismo.

Como resultado imediato da Marcha e entrega de documento reivindicatório ao Presidente da República, foi assinado decreto presidencial, que criou um Grupo de Trabalhos Internacional para desenvolver políticas para a valorização da População Negra. A solicitação de transformar o dia 20 de novembro em data comemorativa só se transformou em realidade pela Lei n.º 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Em alguns estados, como no Rio de Janeiro, o Dia da Consciência Negra, como foi chamado o 20 de novembro, é feriado.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes