Contribuintes em atraso com o IPTU têm nova chance de quitar débitos

Facebook Whatsapp Twitter
Quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Cidades

Contribuintes em atraso com o IPTU têm nova chance de quitar débitos

Facebook Whatsapp Twitter Google+

16/04/2018 às 10h33

Rafael Peixoto/Supcom
Em 2017, apenas 47% dos contribuintes pagaram o IPTU,

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter Google+
Contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que estão sem pagar o tributo há anos em Campos, podem enfrentar problemas com a Justiça, que tem em andamento, mais de 80 mil processos fiscais referentes ao imposto.

A subsecretária de Fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), Lívia Cavalcante, alerta para a necessidade de quitação das dívidas, lembrando que a SMF está oferecendo condições para que a penhora não aconteça, facilitando ao máximo o pagamento.

“O parcelamento pode ser feito em até 60 vezes, ou seja, cinco anos. No primeiro, a entrada será igual às outras parcelas, mas em caso de atrasos e necessidade de reparcelamento, a entrada já sobe para 20% do valor da dívida. E se por acaso o contribuinte deixar de pagar três parcelas, a execução volta ao “status” anterior. Por isso é importante manter os pagamentos em dia” observa Lívia.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Segundo a Justiça, as ações ajuizadas somam mais de R$ 850 milhões de dívidas relativas ao tributo. “É como se o IPTU no município não tivesse sido cobrado durante 20 anos, considerando o valor da arrecadação de 2017”, acrescenta Lívia.

Em 2017, apenas 47% dos contribuintes pagaram o IPTU, o que significa uma inadimplência de 53% de em relação ao valor total lançado. Ainda segundo a subsecretária, quem estiver em débito deve primeiro de tomar ciência da real situação do imóvel, fazendo um levantamento na SMF. 

São cerca de 200 mil imóveis urbanos registrados em Campos, dos quais quase 100 mil estão inadimplentes com o IPTU. Para a Justiça, que desde março criou uma Coordenadoria das Varas da Dívida Ativa para agilizar os trabalhos, muitos não devem nem saber que estão sendo ajuizados, podendo ser surpreendidos com a notícia.

“Por isso é importante que os contribuintes procurem o setor de Dívida Ativa da SMF, façam o levantamento de sua situação e definam a melhor forma de quitação. Ao mesmo tempo em que o município terá recursos para cumprir suas metas de governo, os donos de imóveis estarão resolvendo suas pendências” conclui Lívia.
 

Fonte: Supcom


Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso