Sábado, 27 de abril de 2024

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros seguem com ações no Noroeste do Estado

27/01/2020 às 16h29

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O Corpo de Bombeiros emitiu nota na tarde desta segunda-feira (27/01). / Foto: Reprodução

É importante ressaltar que à Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) cabem ações de apoio aos municípios em ocorrências que extrapolam a capacidade de resposta dos mesmos. A atuação da secretaria inclui consultoria técnica, orientação de preenchimento de documentação para decretação de situação de emergência e coordenação em eventos de repercussão intermunicipal.

Nesta segunda-feira (27/01), cerca de 40 agentes da Sedec-RJ seguem atuando in loco na gestão de desastres na Região Norte/Noroeste, com apoio de viaturas recém adquiridas com recursos da Taxa de Incêndio. A secretaria realiza distribuição de água e de material de ajuda humanitária para desalojados e desabrigados - colchões e kits dormitórios com lençol, cobertor, travesseiro e fronha. Até o momento, foi registrado um óbito e um desaparecimento.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) auxilia as ações da Sedec-RJ na região com cerca de 100 bombeiros militares, viaturas, embarcações, helicópteros, barracas de camping, coletes, lanternas, cordas para salvamento de pessoas, entre outros equipamentos.

A Defesa Civil Estadual, por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), segue monitorando as condições meteorológicas e os índices pluviométricos da região. Os níveis dos rios Pomba, Muriaé e Carangola e Itabapoana estão baixando. Ainda inspira preocupação a situação dos leitos em Italva e Cardoso Moreira.

Para detalhamento de ocorrências nas cidades, sugerimos checar diretamente com as defesas civis municipais. Números de desalojados e desabrigados são contabilizados e gerenciados pelas prefeituras.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes