Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Defesa Civil monitora nível do rio Paraíba em SJB

29/01/2020 às 10h15 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A expectativa é para a chegada, em direção à foz, das águas que já começam a baixar nos afluentes no Noroeste Fluminense / Foto: Reprodução

O Rio Paraíba do Sul atingiu 6 metros em São João da Barra no início da tarde desta terça-feira, (28/01) 2,70 acima do normal, mas ainda longe do nível de transbordo, que é de 8 metros. O município segue em estado de atenção e a Defesa Civil Municipal está fazendo a medição de duas em duas horas, desde que começaram a chegar às águas da Zona da Mata Mineira pelos afluentes. Durante a tarde a prefeita Carla Machado reuniu em seu gabinete a força-tarefa que está monitorando a situação da cheia na região e realiza reparo no nivelamento dos diques, como medida de prevenção.

A expectativa é para a chegada, em direção à foz, das águas que já começam a baixar nos afluentes no Noroeste Fluminense. Há também previsão de que volte a chover na região Sudeste nos próximos dias. 

"As ações têm sido de correção dos diques, limpeza de canais, bueiros e ralos. É um trabalho preventivo. No momento estamos nivelando os diques, que é nossa maior preocupação. Apesar do alto volume de chuva na sexta-feira, 24, hoje o município não tem famílias desabrigadas nem desalojadas, mas o governo, através das secretarias que integram a força-tarefa, está em estado de atenção "disse a prefeita.

Integram a força-tarefa as secretarias municipais de Segurança Pública, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Agricultura, Obras e Serviços, Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde e Pesca. Também participou da reunião o comandante do destacamento do Corpo de Bombeiros de São João da Barra, tenente Alex Barcelos.

Dois diques no município passaram por trabalho de correção e reparo do nivelamento nesta terça-feira: o do Viana, entre Cajueiro e Degredo, e o São João, entre Cajueiro e o Bairro de Fátima, na sede do município. A próxima etapa é avançar o trabalho, nas áreas dos diques, para a vegetação, segundo a secretária de Agricultura, Marcela Toledo.

Em relação à chuva intensa da semana passada, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Wellington Barreto, informou que a situação já foi normalizada para as 30 famílias que foram atingidas. Só uma família chegou a ficar desalojada, mas já retornou para casa, no Pontal de Atafona. 

A Defesa Civil segue de plantão 24 horas, com dois números de telefone à disposição da população: 199 e 2741-8370.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes