Sexta-feira, 29 de março de 2024

Efeitos da estiagem no Norte e Noroeste Fluminense

22/09/2018 às 12h14

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Discussões de propostas para minimizar os problemas aconteceram em Congresso na Uenf nos dias 19 e 20 / Foto: Divulgação

Representantes do município de São João da Barra participaram do Congresso Estadual de Prevenção e Proteção contra os Efeitos da Estiagem no Norte e Noroeste Fluminense, realizado pelo Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana juntamente com a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), nos dias 19 e 20 de setembro, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

O coordenador de Defesa Civil de São João da Barra, Adriano Assis, destacou a importância do evento para discutir, com a sociedade e as entidades governamentais, propostas de minimização dos efeitos ocasionados à agricultura, pesca e meio ambiente, pela escassez hídrica, falta de chuva e transposição do rio Paraíba do Sul para metrópoles e capitais.

“Elaboramos esse Congresso na intenção de buscar estudos pra entender o paradoxo entre estiagem e inundação, e criarmos medidas e propostas, inclusive de políticas públicas que possam amenizar os efeitos da próxima estiagem que venha sofrer a região”, disse o coordenador da Defesa Civil das regiões Norte e Noroeste Fluminense, Joelson de oliveira, acrescentando que o próximo passo é apresentar as melhores propostas aos governos estadual e federal.

Para o presidente do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, João Gomes, a princípio a prioridade é para a agricultura, que vem sofrendo maior prejuízo e danos econômicos, e o meio ambiente, com a diminuição do nível do rio Paraíba do Sul. “Saneamento e questões técnicas de recuperação de corpos hídricos também estão entre as prioridades”, completou João, que está montando uma sala na Uenf para monitoramento de todos os canais da Baixada e bacias hidrográficas que tem o baixo Paraíba.

"Vamos reunir as informações adquiridas neste Congresso, mas é necessário que a médio e longo prazo as comunidades sejam mais participativas dentro de seus Conselhos e Comitês, para que possamos, juntos, chegar a possíveis soluções", enfatizou Joelson.

Entre os representantes de São João da Barra, o subsecretário, Luiz Fernando Aquino e o técnico, Marcos Pacheco, ambos da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, marcaram presença. Da Defesa Civil, além do coordenador, Adriano Assis, estiveram o subcoordenador, Wellington Gonçalves Barreto, o gerente operacional, Marcos Antônio Ribeiro, e o agente Daniel Barbosa.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes