Enel alerta para os riscos do contato de pipas com rede elétrica em Campos

Facebook Whatsapp Twitter
Segunda-feira, 21 de outubro de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Cidades

Enel alerta para os riscos do contato de pipas com rede elétrica em Campos

Facebook Whatsapp Twitter

19/06/2019 às 18h47

Reprodução
os cinco primeiros meses deste ano, cerca de 22 mil clientes da empresa em Campos ficaram sem luz

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter
Pipas e rede elétrica são uma combinação perigosa. Quando não leva em consideração a segurança, a brincadeira pode ocasionar desligamentos na rede de energia e provocar acidentes graves, queimaduras e até a morte. No último fim de semana, em Campos, a queda de pipas na rede elétrica causou a ruptura de parte da fiação da companhia no bairro Parque Guarus, interrompendo o fornecimento de energia para cerca de quatro mil clientes da região. Equipes da distribuidora precisaram fazer os reparos necessários na rede elétrica e substituir parte dos fios para restabelecer o serviço.

De janeiro a maio de 2019, a Enel Distribuição Rio registrou um aumento de 20% no número de interrupções no fornecimento de energia provocado pelo contato das pipas com a rede elétrica, em comparação com o mesmo período de 2018. Nos cinco primeiros meses deste ano, cerca de 22 mil clientes da empresa em Campos ficaram sem luz devido à queda de pipas sobre a rede. O aumento é ainda mais considerável quando se avalia a primeira quinzena de junho de 2019: o número de interrupções do serviço causadas por pipas foi 370% maior do que o registrado no mesmo período de 2018, prejudicando o fornecimento de energia de 19 mil clientes da cidade. Já nos quinze primeiros dias de junho do ano passado, esse número foi de apenas cinco mil clientes. Entre os bairros mais afetadas pelas ocorrências estão Parque Fundão, Parque Aldeia, Parque Cidade Luz, Parque Guarus e Parque Aurora.  

Abaixo, algumas orientações importantes:

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Soltar pipas perto da rede elétrica é muito perigoso. Elas podem enroscar nos fios com risco de descarga elétrica. Materiais metálicos também não devem ser utilizados na fabricação deste brinquedo, pois conduzem eletricidade, aumentando a chance de choque elétrico, podendo causar até a morte de uma pessoa.

O uso da chamada linha chilena, que possui poder de corte quatro vezes maior que o cerol tradicionalmente usado nas pipas, tem agravado ainda mais a situação. O risco de acidentes fatais é alto para pedestres e motociclistas e os danos à rede elétrica também são maiores.

Não encostar em qualquer objeto estranho que esteja pendurado à rede elétrica.

O uso de cerol (pó de vidro com cola) oferece mais um risco: ele corta a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou de cobre, criando a situação de transferência de corrente elétrica. Além disso, o uso de cerol também pode provocar acidentes com motociclistas.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O lançamento de pipas, sapatos, bolas, marimbas, bandeirinhas e balões pode causar acidentes graves. As linhas das pipas cortam os cabos elétricos, além de gerar risco de descargas elétricas no momento em que o objeto encosta na rede e as pessoas se arriscam também ao tentar recuperar pipas e outros itens presos na fiação.

A população não deve tentar mexer em qualquer componente da rede elétrica, como a fiação aérea, por exemplo. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede elétrica.

Além das pipas, é preciso redobrar a atenção com os balões.  Eles respondem por muitos acidentes na rede elétrica já que ele pode cair aceso em florestas, residências e indústrias e até oferecer perigo à aviação. O que antes era considerado uma brincadeira hoje é crime. De acordo com a nova Lei de Crimes Ambientais, Lei Nº 9.605, de fevereiro de 1998, não somente soltar balões agora é crime, como também fabricar, vender ou transportar. A pena prevista é de um a três anos de detenção ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Caso a rede energia elétrica seja afetada pela queda de balões, a população pode ligar para 0800 28 00 120.?

Fonte: Comunicação Externa da Enel


Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso