Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Escola de Negócios das Artesãs seleciona empreendedoras em São João da Barra

21/01/2020 às 14h52

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Serão selecionados 20 negócios produtivos artesanais para a segunda edição do projeto, desenvolvido pela Rede Asta em parceria com a Chevron Brasil. / Foto: Reprodução

A Escola de Negócios das Artesãs da Rede Asta está com processo de recrutamento de artesãs aberto para a segunda edição do projeto na região Norte Fluminense do Rio de Janeiro. Desenvolvida pela Rede Asta em parceria com a Chevron Brasil, a iniciativa tem por objetivo formar empreendedoras com visão de futuro, capacidade de gestão e com acesso a ferramentas que facilitem e impulsionem seus negócios.

“Estamos muito felizes em poder apoiar o projeto. Entendemos que uma sociedade só evolui quando há o desenvolvimento local. Por isso, estamos investindo na Escola de Negócios das Artesãs, que vem fazendo um trabalho importante para capacitar empreendedoras na região”, diz Charles Guerra, coordenador de Políticas e Relações Governamentais da Chevron.

Em 2020, serão selecionados 20 negócios produtivos artesanais, divididos em duas turmas com cerca de 20 alunas cada. No início do projeto, que tem duração de oito meses, as artesãs e costureiras receberão um diagnóstico indicando as principais lacunas e dificuldades de seus empreendimentos. A fase seguinte prevê a construção pelo grupo de estudo de uma trilha de aprendizagem através de oito conteúdos.

Além disso, as participantes receberão orientação de uma consultora em design de produto para desenvolver peças novas e/ou melhorar antigas e terão um módulo de mercado sobre estratégias de vendas. Também está previsto no projeto a participação no Círculo das Empreendedoras onde poderão desenvolver habilidade de liderança para potencializar o setor de artesanato na região Norte Fluminense.

“Ficamos super felizes toda vez que iniciamos uma turma nova da Escola de Negócios das Artesãs. É muita emoção em colher os frutos ao longo desse processo. Olhar para trás e ver como o início de tudo deu origem a um projeto tão forte e potente," diz Angélica Oliveira, coordenadora da Escola de Negócios das Artesãs.

Para se inscrever na Escola de Negócios das Artesãs, as candidatas devem preencher alguns requisitos como, ser moradora ou atuar com artesanato no município de São João da Barra e adjacências (Grussaí, Atafona, Cajueiro, Pipeiras, Barcelos, Açu) e possuir um empreendimento artesanal do feito à mão (costura e/ou técnicas artesanais diversas), entre outros critérios.

Os interessados que estejam dentro do perfil devem se cadastrar neste link até o dia 24 de janeiro. O resultado será divulgado no Blog Asta (www.redeasta.com.br/blog) e nas redes sociais da Rede Asta no dia 29 de janeiro de 2020 até às 17h.

Parceria anterior com a Chevron Brasil:

Em 2016, o projeto da Escola de Negócios das Artesãs percorreu as cidades de Campos, Macaé, Nova Friburgo, Barra do Piraí e Rio de Janeiro para a formação da terceira turma. Um grupo composto por 20 negócios produtivos artesanais aprendeu a potencializar sua atuação através do trabalho em rede. Conheça mais sobre o projeto aqui.

Sobre a Escola de Negócio das Artesãs:

As artesãs são o centro do negócio da Rede Asta e potencializar as empreendedoras que elas já são é parte da missão da organização. Por anos a Asta gerou renda, criou coleções e contou as histórias das artesãs e dos seus produtos. Desde 2015, surgiu uma veia educativa no negócio: a Escola de Negócios das Artesãs, um braço potente de Economia Criativa e Empreendedora que já formou cerca de 120 artesãs, impactando aproximadamente 764 pessoas e aumentando 30% a renda dos participantes. Onde 87% passou a ter mais atitude empreendedora, 88% se tornou mais autoconfiante e 91% passou a ter mais visão de futuro.

Sobre a Rede Asta:

A Rede Asta é um negócio social que atua na economia do feito a mão desenvolvendo artesãs em empreendedoras que transformam resíduos em produtos bons, bonitos e do bem. Trabalha para que pessoas e resíduos ganhem um novo começo. Conecta grupos de artesãs de todo o Brasil para criação e desenvolvimento de soluções sustentáveis e criativas de reaproveitamento de resíduos.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes