Quinta-feira, 28 de março de 2024

Espaço da Ciência é reinaugurado e passa a acomodar mais 100 animais empalhados

15/08/2018 às 18h17

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A programação dos 25 anos da Uenf continua nesta quinta-feira / Foto: Divulgação

Na semana em que a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) completa 25 anos, a comunidade foi brindada com a reinauguração do Espaço da Ciência. Depois de ficar fechado por um mês para receber reformas, o Espaço foi reaberto na tarde desta terça-feira (14/08), com a acréscimo de mais 100 animais empalhados doados pelo Museu de Taxidermia de Nova Friburgo. A reinauguração contou com visitas à exposição “Animais do Norte Fluminense” de servidores e alunos da Escola Adventista de Campos através do projeto “Conhecendo a Uenf”, além da exibição de filmes produzidos pelo próprio Espaço.

Coordenador do Espaço da Ciência, o professor Ronaldo Novelli destacou a presença de animais que estão em risco de extinção. “Aqui tem a preguiça de coleira, lontra, jacaré do papo amarelo e papagaio chauá”, disse o professor. Para ele, o Espaço pode aumentar o interesse dos jovens pela pesquisa. “Sem o Espaço, como mostrar ao aluno o amor pela Ciência? Então, a extensão é um atrativo para o aluno ir à Universidade querer fazer pesquisa”, finalizou. Novelli estima que o Espaço acomode atualmente cerca de 300 espécies.

A doação dos animais se deu por intermédio do professor e curador André Bohrer Marques e se soma, agora, ao acervo original, composto principalmente de aves e mamíferos empalhados, bem como alguns répteis, como lagartos e jacaré, além de animais fixados em formol, como peixes e invertebrados.

As visitações ao Espaço ocorrem sempre nos horários das 9h às 17h. No caso de escolas, é preciso agendar com antecedência, através do projeto Conhecendo a Uenf (conhecendoauenf@uenf.br) ou diretamente no local.

A programação dos 25 anos da Uenf continua nesta quinta-feira (16/08), com a realização da Sessão Solene do Conselho Universitário (CONSUNI), a partir das 14h, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer. Durante o CONSUNI de aniversário, serão homenageados 51 servidores que estão na Universidade desde o seu início, bem como os sete servidores aposentados entre setembro de 2017 e agosto de 2018, além das seguintes instituições: Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Águas do Paraíba, Associação de Imprensa Campista, Comissão de Educação da Alerj, Faperj e empresa Ferthymar.

Na parte da manhã, a partir das 9h, o Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) realiza o evento “Reinauguração e Novos Homenageados: Painel do Mérito Científico do CBB”, no 1º andar do P2. E às 11h, será inaugurada a exposição de fotografias “A Uenf: uma trajetória histórica-social nos 25 anos, uma memória”, realizada pelo Centro de Memória da Uenf (CEM), que fica no 1º andar do prédio da Reitoria.

Fonte: Redação/Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes