Terça-feira, 23 de abril de 2024

Estudantes de medicina de Campos promovem campanha de doação de sangue nesta quinta-feira

25/09/2018 às 19h10 26/09/2018 às 14h59

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos estará em frente à universidade, na Rua Voluntária da Pátria, no Centro, para coleta. / Foto: Divulgação

“O que você pode fazer? Doar sangue. Doar agora. Doar regularmente” é o tema da campanha de doação de sangue criada por um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), que acontece nesta quinta-feira (27/09), quando a unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos estará em frente à universidade, na Rua Voluntária da Pátria, no Centro, para coleta.

 A ação acontece das 8h às 15h e foi criada por 10 estudantes do 4ª período de medicina. Maria Clara Eccard Farias explica que a ideia de fazer a campanha surgiu durante as aulas práticas de semiologia, momento este que os alunos têm contato direto com pacientes nas unidades hospitalares do município.

“Nas visitas aos hospitais percebemos que faltava sangue, dificultando a realização de algumas cirurgias e que pacientes ficam muito tempo internados por esse motivo”, disse. A disciplina de semiologia estuda os sinais e sintomas das doenças humanas. É muito importante para o diagnóstico da maioria das enfermidades.

A convocação para adesão à campanha acontece através das redes sociais e as estudantes conseguiram alguns parceiros que vão possibilitar o sorteio de 30 prêmios entre os participantes.  “Todos que forem doar ganharão um expresso do La Pátria e vão concorrer ao sorteio”, disse Maria Clara.

Entre os prêmios estão bolsas de estudos [uma de 100% para o 1º semestre de 2019 no curso de exatas aprovação e uma vaga no intensivo da FMC de Jean Mary], procedimentos de beleza, como limpeza de pele, massagem modeladora com Jussara Monteiro; sessões de drenagem linfática (feminina) e profilaxias mais aplicações de flúor no Coefiso; combo pé mais mão e sobrancelha do Studio Aline Rosa; make com Rayne Faes e com Paolla Pita; par de brincos da Noêmia Jóias, além de refeições e lanches do DNA Natural, Zé Risole e Maria Coxinha, Doceria da Marie, Chocolher, Suisso, Garage Burger; semijoias da Afrodite e da Ameixa; voucher de R$ 50,00 do Le Caffé;  mochila da Chilli Beans da Pelica; corte de cabelo ou barba no Camisa 10; entre outros.

Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

Os interessados em doar podem fazer contato com o grupo de estudantes através do instagram da campanha: @doacaodsangue. Vale ressaltar que uma doação pode salvar até três vidas.

Fonte:

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes