Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Festas juninas aumentam o risco de queimaduras

Atenção deve ser redobrada com balões, fogueiras e fogos

17/06/2018 às 08h30

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Queimaduras costumam ser mais comuns nas regiões do tronco, cabeça e membros superiores (mãos e braços) / Foto: Divulgação

Com a chegada do período das festas típicas juninas e, também, com o início dos jogos da Copa do Mundo 2018 (principalmente em partidas da Seleção Brasileira), são muitas as pessoas que não abrem mão do uso de fogos de artifício e, até mesmo, balões e fogueiras, neste caso nos eventos de São João. No entanto, o que é para ser um momento animado pode acabar em incidentes graves, pois a manipulação desses artefatos aumenta o risco de queimaduras.

Segundo o capitão do 5° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), de Campos, capitão Thomas Dutra, acender ou pular fogueiras, soltar balões e brincar com fogos de artifício representam um perigo para crianças e adultos. Por conta disso, a atenção deve ser redobrada.

Thomas informou que as queimaduras costumam ser mais comuns nas regiões do tronco, cabeça e membros superiores (mãos e braços) e, geralmente, são graves em sua maioria. Ele também disse que tem se associado aos acidentes envolvendo fogos de artifício, a ingestão de bebida alcoólica. A redução dos reflexos eleva os riscos destes tipos de acidentes.

“Em caso de acidente, a orientação é que a vítima lave a parte atingida com água corrente e, em caso de hemorragia, estanque o local atingido e eleve o ferimento. Nunca passe nenhum produto no local atingido e procure um atendimento especializado ou ligue para o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193”, recomendou o bombeiro.

Outra recomendação, é que a população compre esses materiais em lojas que possuam o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. “O lançamento destes fogos deve ser feito em local espaçoso e descoberto, não acender próximo ao rosto, não apontar para outras pessoas, nem colocar o produto em garrafas, latas ou tijolos”, acrescentou.

DICAS PARA EVITAR ACIDENTES

 - Não deixar que as crianças brinquem com estalinhos ou bombinhas. Esses artefatos parecem inofensivos, mas podem provocar queimaduras.

- Evitar o contato com o fogo e a manipulação dos fogos após ingerir bebidas alcoólicas.

- Não utilizar álcool para acender churrasqueiras e fogueiras. Essa prática é perigosa e atrai o fogo para quem está jogando o álcool.

- Não permitir que crianças tenham acesso à cozinha e principalmente ao fogão durante o preparo das comidas típicas. Além disso, evite carregar crianças no colo enquanto manipula as panelas e produtos quentes.

- O perigo também está no acesso às substâncias quentes, como óleo de fritura e caldos. Além do risco de morte, essas substâncias geram cicatrizes que podem durar para toda vida.

- Não utilize toalhas de mesa compridas. As crianças podem puxar e trazer para si produtos quentes que podem causar queimaduras graves.

- Em caso de queimadura, não é recomendado fazer uso de remédios caseiros como pasta de dente, manteiga e pó de café. Essas medidas pioram a evolução das queimaduras e dificultam o tratamento adequado, gerando infecções. O indicado é lavar a área atingida com água corrente até a dor passar.

- Desde a pequena queimadura até as mais extensas exigem cuidados específicos. Por isso, é sempre recomendado procurar o atendimento e orientação médica em todos os casos.

- Vale lembrar que fabricar, vender, soltar e transportar balões é crime ambiental.

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes