Terça-feira, 16 de abril de 2024

Fiscais do TRE apreendem exemplares de jornais no SindipetroNF por propaganda eleitoral irregular

21/10/2018 às 11h27 21/10/2018 às 11h40

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Entidade alega que ão materiais de trabalho da entidade que são distribuídos há mais de 20 anos / Foto: Divulgação WhatsApp

Exemplares do Jornal Brasil de Fato e Boletim Nascente foram apreendidos por fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ) na sede do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (SindipetroNF), em Macaé. A ação aconteceu neste sábado (20/10) por determinação do juízo da 109ª Zona Eleitoral com a finalidade de identificar material que configurasse propaganda eleitoral irregular em favor do presidencial Fernando Haddad (PT).

Hadddad está disputando o segundo turno das eleições, cuja votação acontece no dia 28 deste mês, com Jair Bolsonaro (PSL). Ao descrever o registro da denúncia, o juízo diz que “as notícias e matérias contidas no jornal são nitidamente favoráveis ao candidato do Partido dos Trabalhadores, demonstrando verdadeiro abuso dos meios de comunicação social e abuso de poder econômico, vez que foi confeccionado com recursos que não transitam na conta de campanha do candidato (...)”. Diz ainda que o material apreendido seria para distribuição em vários pontos de Macaé.

Através de seu site, o SindipetroNF confirmou a ação dos fiscais e disse que são materiais de trabalho da entidade que são distribuídos há mais de 20 anos. Disse ainda que os jornais aprendidos não são fake news, muito pelo contrário, todas as matérias são assinadas e a circulação segue padrões rigorosos do jornalismo.  

Confira a nota do SindipetroNF na íntegra:

“Fiscais do TRE estiveram hoje na sede do Sindipetronf em Macaé em dia e horário em que não há expediente. O funcionário que recebeu os fiscais alegou que os mesmos tentaram pular a grade externa e ameaçaram, inclusive, atirar no local.  

Após a chegada de um dos diretores da entidade, que franqueou o acesso irrestrito e amplo aos fiscais, os mesmos decidiram apreender exemplares do Jornal Brasil de Fato e do Boletim Nascente (periódico semanal do sindicato) que são materiais de trabalho da entidade que são distribuídos há mais de 20 anos.  

Alegando propaganda eleitoral irregular, os fiscais apreenderam jornal com análise dos programas eleitorais das chapas que concorrem ao segundo turno e boletim composicional da entidade que sempre foram expressos em toda a história de nosso sindicato. Não havia cunho algum eleitoral e apenas questões de opinião. Vale registrar, ainda, que os jornais aprendidos não são fake news, muito pelo contrário, todas as matérias são assinadas e a circulação segue padrões rigorosos do jornalismo.  

A diretoria do Sindipetronf, diante dessas atitudes arbitrárias da justiça eleitoral de Macaé, vêm a público manifestar seu repúdio diante da ocorrência.  

A categoria petroleira sempre foi favorável à mídia independente e alternativa, não à toa, é item recorrente de debates entre a categoria como deveríamos contrapor a mídia tradicional que bateu na Petrobrás por anos sem se preocupar com a imagem da empresa.

Portanto, para esse sindicato, não há nenhuma irregularidade na prática que vem sendo realizada pela entidade, que tem compromisso estatutários com seus representados e com a população das cidades onde atua.

A diretoria do SindipetroNF estará a postos para todo e qualquer esclarecimento que for necessário. O Sindicato preparará, a partir de amanhã, a resposta que provará que o sindicato foi vítima do período truculento que o país vive, demonstrado pelo desrespeito do TRE”.

O Tribunal Regional Eleitoral foi procurado para falar sobre o assunto, porém ainda não obtivemos resposta.

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes