Terça-feira, 30 de abril de 2024

FMIJ: FortaleSer realiza campanha de conscientização na BR-101

17/05/2018 às 11h07

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Ação faz parte da campanha de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes / Foto: Luís Macapá - Supcom

Centenas de caminhoneiros participaram da campanha de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, promovido pelo programa FortaleSer, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), na manhã da última quarta-feira (16/05), no Posto da Barreira Fiscal, na BR-101, em Campos. Muitos dos profissionais que passam parte da vida nas estradas reconheceram a importância da campanha e relataram ter presenciado crimes desta natureza por muitas vezes e em diversos estados. Em Campos, ainda segundo os motoristas, não é comum flagrar cenas que caracterizem a prática destes crimes.

"Achei muito bacana esta sensibilização, além de muito impactante. Nas estradas de quase todos os estados do Nordeste é muito comum vermos crianças, às vezes até bem pequenas, sendo exploradas sexualmente. Tenho filhos e, como não desejo isso para os meus, sempre sofri ao ver aquelas cenas. Ainda assim, nunca me senti na obrigação de denunciar. Hoje tive uma conversa rápida aqui em Campos, mas suficiente para eu entender que denunciando eu estou contribuindo para que estes crimes sejam cada vez menos comuns", narrou o caminhoneiro Jair Ribas, natural de São Paulo.

A coordenadora do FortaleSer, Valéria Peçanha, ressaltou que exemplos como este são prova de que o trabalho alcança o seu objetivo. “Nesta ação adesivamos os caminhões e abordamos os caminhoneiros, utilizando uma linguagem de sensibilização. Os relatos que nos foram feitos reforçam o que as estatísticas apontam: em Campos, a maior incidência dos crimes de abuso sexual acontece dentro das casas das vítimas. Isso ficou claro quando praticamente todos relataram que não é comum ver cenas de exploração sexual nas estradas e nos postos ao longo da rodovia”, observou.

O diretor de Programas para a Infância e Adolescência, João Victor Vasconcellos, participou da ação. “Campos estende por uma semana a programação que nacionalmente acontece num único dia. Isso faz aumentar as chances de a população participar da campanha em algum dos eventos realizados. Conscientiza-se é o primeiro passo para ajudar a quem tanto precisa”, finalizou.

Programação — Nesta quinta-feira (17/05) será realizado mais trabalho de sensibilização, com panfletagem e adesivagem em Goitacazes, Ururaí, no Mercado Municipal, na Avenida Pelinca e na Rodoviária Roberto Silveira.

A programação da campanha encerra na sexta-feira (18/05), com o VI Seminário Campos no Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O credenciamento acontecerá às 12h e o início do evento às 13h, com uma apresentação dos adolescentes do SCFV Semeando Arte e a palestra “Do silêncio à superação”, com Jamile dos Santos, psicóloga do FortaleSer. Outra palestrante é a Psicóloga do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ), Glicia Brazil, que abordará o tema “Escuta de criança e adolescente e prova judicial.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes