Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Grupo de Emergência em Alagamentos realiza reunião de trabalho

18/11/2019 às 17h25

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Proposta é definir estratégias de ações conjuntas para evitar transtornos durante a temporada de chuvas. / Foto: Supcom

Após orientação do prefeito Rafael Diniz, o Grupo de Emergências em Alagamentos realizou reunião de trabalho nesta segunda-feira (18). Composto por Defesa Civil Municipal (DCM), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIMU), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), Superintendência de Limpeza Pública (SLP) e Empresa Municipal de Obras Públicas (Emhab), o grupo debateu o plano de ações para a temporada de chuvas.

— Essa reunião é importante para afinarmos o plano de trabalho para esse período. A intenção é definirmos as estratégias de ação, uma vez que trabalhamos conjuntamente para minimizar os impactos causados pelas chuvas, principalmente nos pontos mais baixos na área urbana — destaca o coordenador da Defesa Civil, Edison Pessanha.

Na pauta foram colocadas questões como a manutenção dos valões e canais que cortam a cidade, dos 17 “cisternões” que recebem a água da chuva e a rede de galerias pluviais, que compõem o sistema de drenagem da cidade. Foram repassadas informações das intervenções pontuais que vêm sendo realizadas, norteando a escapa de prioridades para o trabalho que será realizado nos próximos meses.

Sobre os valões e trechos urbanos de canais, o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, destacou o trabalho que vem sendo feito e o reforço que começa nos próximos dias com a chegada de máquinas do governo do estado. “Além da limpeza de alguns valões, vamos receber máquinas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para dragar os canais Cacomanga, Coqueiros, Saco e São Bento. Já os canais de Tocos, Aurora e Campos Macaé serão limpos com recursos da Prefeitura”, explicou.

Em relação às redes pluviais e “cisternões”, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cledson Bitencourt, lembrou que o trabalho de manutenção é contínuo, durante todo o ano, recebendo reforço nesse período. 

- Temos o mapeamento de toda a rede, incluindo os pontos mais críticos, e vamos concentrar as ações, nesses próximos meses, para que enfrentemos o mínimo de impacto possível em caso de chuvas fortes - disse.

Participaram ainda do encontro, o diretor de Obras da SMIMU, Thiago Cordeiro; o superintendente de Serviços Públicos, Carlos Augusto Siqueira; o presidente da Emhab, Carlos Junior, e o assessor de Fiscalização da SLP, Andrew Crespo.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes