Sexta-feira, 29 de março de 2024

Guarda Municipal realiza operação nas praças de Campos

10/01/2019 às 12h48 10/01/2019 às 18h46

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O objetivo é diminuir a prática de crimes na cidade / Foto: Ururau

A Guarda Civil Municipal e a Superintendência de Postura iniciaram, na manhã desta quinta-feira (10/01), operação para retirada de materiais depositados indevidamente nas vias públicas do município, em sua maioria, por pessoas em situação de ruas.

De acordo com o assessor de comunicação da Guarda, Igor Brandão, a operação tem como objetivo, ainda, recolher materiais que seriam utilizados para prática de crimes.

“A gente está avaliando a situação da cidade, as principais praças, onde está aglomerando muita gente em situação de rua com materiais como droga, faca, armamento diferenciado de coisas de ponta, que são utilizados para praticar crime”, disse.

Além da Praça do Santíssimo Salvador, as equipes percorreram o Jardim São Benedito e a Praça da República.

Ainda de acordo com Brandão, a operação vai continuar em outras datas.

“Vão existir outras datas, a operação terá uma sequência, mas por enquanto hoje que nós estamos começando o trabalho. Sabemos que ainda tem muita coisa ainda pela frente”, completa.

O assessor disse, ainda, que o propósito não é prejudicar, mas diminuir a prática de crimes na cidade.

CONCLUSÃO

A Superintêndencia de Comunicação (Supcom) informou às 16h35, que o "objetivo foi a retirada de materiais depositados indevidamente nas vias públicas do município, para promoção da segurança da população e limpeza destes locais. Os agentes que atuaram na operação encontraram, junto a estes materiais, objetos suspeitos como facas, barras de ferro e de madeira, entre outros materiais que poderiam oferecer algum risco, que tiveram que ser confiscados e encaminhados a Delegacia de Polícia Civil. Os portadores dos objetos foram revistados pelos agentes do Grupamentos de Proteção Social (GPS) e de Operação com Cães (GOC). Ninguém precisou ser levado para outro espaço. Está prevista uma reunião para avaliação dos resultados e possibilidade de outras ações neste sentido. 

Importante destacar que, sobre pessoas em situação de rua, a Prefeitura atua em conformidade com as políticas públicas preconizadas, não havendo nenhuma ação arbitrária. Toda ação pública tem respaldo legal. Conforme o decreto Nacional 7.053/2010, que institui a política pública para população em situação de rua, é vedado realizar recolhimento compulsório das pessoas que estão nesta situação. As abordagens a pessoas em situação de rua acontecem diariamente pela equipe do Centro Pop, que oferece atendimento multidisciplinar. A equipe é composta por assistentes sociais, psicólogos e orientadores sociais. A partir deste atendimento, eles são encaminhados para os diferentes serviços de acordo com as necessidades, como saúde, cursos profissionalizantes e emissão de carteira de trabalho, entre outros.  A equipe de abordagem pode ser acionada através do número de telefone 98175-1427".

ERRATA

O Site Ururau chegou a divulgar que a operação foi realizada para retirar pessoas em situação de rua, quando verdade foi para retirada de materiais depositados indevidamente nas vias públicas do município, em sua maioria, deixado por pessoas em situação de rua. Pelo erro, pedimos desculpas aos nossos leitores e ao assessor da Guarda Civil Municipal, Igor Brandão. 

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes