Terça-feira, 16 de abril de 2024

IFF ofertará Mestrado em Arquitetura e Urbanismo a partir de 2019

18/10/2018 às 14h24

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O Mestrado, que terá 24 meses de duração, possui área de concentração em Tecnologias em Arquitetura e Urbanismo e vai contar com duas linhas de pesquisa: Tecnologia, Concepção e Análise; e Tecnologia, Gestão e Produção / Foto: Divulgação

A partir de 2019, o Instituto Federal Fluminense (IFF) passa a ofertar mais um curso: o Mestrado Profissional em Arquitetura e Urbanismo, proposta aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cujo resultado foi divulgado neste mês de outubro.

O Mestrado, que terá 24 meses de duração, possui área de concentração em Tecnologias em Arquitetura e Urbanismo e vai contar com duas linhas de pesquisa: Tecnologia, Concepção e Análise; e Tecnologia, Gestão e Produção. O objetivo é formar profissionais capacitados para a atuação no mercado de trabalho, visando a produção qualificada do espaço e considerando o desempenho ambiental, funcional, tecnológico ou estético do ambiente construído.

Inicialmente, serão ofertadas 20 vagas, e o processo seletivo está previsto para o ano que vem, mas ainda não há data para o lançamento do edital. Detalhes como pré-requisitos dos candidatos, por exemplo, ainda serão definidos.

A proposta do novo mestrado foi enviada para a Capes em outubro de 2017 e segue o movimento de verticalização do ensino no IFF, que possibilita estudar desde o curso técnico, passando pela graduação, especialização até o mestrado. A área de Arquitetura é um exemplo desta ação: o aluno pode fazer o Curso Técnico em Edificações e verticalizar para o Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, a Pós-graduação Lato Sensu em Arquitetura da Cidade: suas Demandas e Tecnologias, avançando, agora, para o Mestrado Profissional.

 A professora do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, oferecido no Campus Campos Centro, Danielly Cozer Aliprandi, é a coordenadora do novo mestrado. Sentindo-se feliz pela conquista para o IFFluminense, ela destaca o princípio da verticalização. “A gente está em um processo de pensar a verticalização para o nosso curso, um esforço conjunto que tem dado certo. Então foi uma gratificação muito grande”, diz.

Com o corpo docente já formado por 11 profissionais, todos do IFF, Danielly ressalta a contribuição de outras áreas do saber. “A maior parte dos professores do mestrado é da graduação também, mas temos alguns de outros cursos: Geografia, Edificações, Sociologia. Então, a gente tem professores de outras áreas para trabalhar essa interdisciplinaridade”, acrescenta.

A diretora de Pós-graduação do Instituto, Simone Vasconcelos, comemora. “Essa é mais uma grande conquista do IFFluminense, totalizando até o momento sete programas de Pós-graduação Stricto Sensu, frutos de processos de verticalização, em cinco áreas da Capes: Ensino; Engenharias I; Interdisciplinar; Administração; e Arquitetura, Urbanismo e Design”, finaliza.

Fonte:

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes