Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Jovem de 20 anos morre por suspeita de leptospirose em Campos

Rapaz estava internado no HPC e veio a óbito na manhã desta quarta

16/05/2018 às 15h06 16/05/2018 às 15h56

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Leptospirose é uma infecção aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria do gênero Leptospira

A morte de um jovem de 20 anos, ocorrida nesta quarta-feira (16/05) no Hospital Plantadores de Cana (HPC), está sendo investigada pela Secretaria de Saúde de Campos, já que uma das causas apontada seria leptospirose, doença transmitida principalmente pela urina de ratos.

Lucas Pereira morava com a família na Rua Nilton Guaraná, no bairro da Penha, e estava internado no HPC desde a manhã da última terça-feira (15/05). Quando foi hoje (16/05), o quadro clínico dele piorou e o rapaz veio a falecer por volta das 9h.

Para o Site Ururau a irmã de Lucas informou que já houve a confirmação, pela unidade hospitalar, de que o jovem teria contraído a doença. Ela também disse que o irmão deu entrada no HPC com febre alta, dores nas costas e pernas.

“Ele [Lucas] vinha reclamando de fortes dores nas costas que descia para as pernas já tinha uns 4 dias. Quando foi ontem [terça-feira] as dores pioraram e ele estava com muita febre e o trouxemos para o hospital”, comentou a irmã informando ainda que há oito meses um primo também morreu por suspeita da mesma doença. “As autoridades precisam ir lá [Penha] porque tem muito rato. As pessoas estão morrendo e ninguém faz nada”.

Em nota, a Vigilância em Saúde informa que "um paciente de 20 anos, do sexo masculino, procurou o Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI) nesta terça-feira (15), tendo sido encaminhado posteriormente para internação no Hospital Plantadores de Cana. Uma equipe já está realizando a investigação do prontuário do paciente e os exames laboratoriais foram encaminhados para análise. O caso vem sendo tratado como suspeita de leptospirose. Após avaliação e resultados dos exames sorológicos, será possível fornecer maiores informações".

Leptospirose é uma infecção aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria do gênero Leptospira, que é transmitida por animais de diferentes espécies (roedores, suínos, caninos, bovinos) para os seres humanos. Esse micro-organismo pode sobreviver indefinidamente nos rins dos animais infectados sem provocar nenhum sintoma e, no meio ambiente, por até seis meses depois de ter sido excretado pela urina.

O contágio se dá pelo contato direto com a urina dos animais infectados ou pela exposição à água contaminada pela Leptospira.

A doença pode ser assintomática. Quando se instalam, os sintomas são febre alta que começa de repente, mal-estar, dores muscular (mialgias) especialmente na panturrilha, de cabeça e no tórax, olhos vermelhos (hiperemia conjuntival), tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação, exantemas (manchas vermelhas no corpo), meningite.

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes