Sexta-feira, 29 de março de 2024

Mais de 500 pessoas já realizaram o cadastro da campanha ''Doe Esperança, Doe Medula'', em Campos

18/10/2019 às 15h43 18/10/2019 às 15h44

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O cadastro está sendo realizado no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) da Lapa, na Avenida Rui Barbosa, em Campos. / Foto: Ururau

A campanha “Doe Esperança, Doe Medula” já possui mais de 500 pessoas cadastradas, o evento começou às 8h desta sexta-feira (18/10), no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP da Lapa), localizado na Avenida Rui Barbosa, em Campos. A ação visa cadastrar o maior número de doadores de medula óssea na região.

A dona de casa, Ludmila Amaral, fez o cadastramento e disse a importância deste ato de amor ao próximo. “Assim como a doação de sangue, é importantíssimo você ter nas mãos e no corpo o poder de salvar uma vida seja lá quem for. Essa oportunidade que a gente está tendo em Campos, dessa coleta e desse cadastramento não dá para perder, pois se parar e pesquisar e ver quantas crianças, quantos idosos e quantas mulheres estão passando por isso e você pode ser compatível, isso não tem valor”, destacou Ludmila.

De acordo com o coordenador, Guilherme Trindade, que já doou medula e é um dos organizadores do evento, explicou como foi feito o seu procedimento. “A chance de encontrar um doador compatível é de um para 100 mil pessoas, é uma chance relativamente pequena, mas para quem precisa, ele só precisa de um doador, estamos buscando e batalhando para ter o maior número de pessoas cadastradas. Eu fui compatível com uma pessoa, eu fui esse um para 100 mil, no caso há dois anos e meio atrás, fiz uma doação”, esclareceu Guilherme.

 Ainda de acordo com Guilherme, ele gosta de contar essa experiência para que as pessoas entendam que não dói.  “Não tem risco de ficar paralítico e não tem nada em relação a coluna espinhal. A medula que estamos buscando é a medula do osso, não existe uma agulha na coluna. Eu terminei minha doação e fui caminhando para o hotel, ou seja, não é algo que me debilitou em absolutamente nada.  Todas as minhas despesas de locomoção para São Paulo foi arcada pelo o Ministério da Saúde, não tem nenhum gasto financeiro, então eu sempre falo que não tem desculpa para não doar”, afirmou o coordenador.

Segundo a jornalista e uma das organizadoras do evento, Alessandra Ribeiro, a população está apoiando a causa, aderindo a campanha e fez um convite a população  “Eu quero primeiramente agradecer as pessoas que compareceram ao longo do dia, foi maravilhoso. E  estaremos neste sábado (19/10), das 8h às 16h. O processo é muito simples, tragam um documento com foto e preencha uma ficha com todos os dados pessoais. A equipe vai colher 5ml de sangue, pronto, esse é o cadastro”, declarou Alessandra.

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes