Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mar avança, derruba parte de muro em Atafona e invade ruas e casas no Açu

22/03/2019 às 10h08 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Uma parte do muro da residência de Sônia Ferreira, em Atafona, desabou com a força das ondas / Foto: Ururau

O mar segue avançando em São João da Barra. Desta vez, na tarde desta quinta-feira, (21/03) uma parte de um muro de uma residência em Atafona caiu, casas e ruas ficaram alagadas pelas águas do mar no Açu. Uma família, que teve a casa invadida no 5º Distrito, está sendo atendida pela secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Uma parte do muro da residência de Sônia Ferreira, em Atafona, desabou com a força das ondas.

De acordo com a assessoria da prefeitura de São João da Barra, após analisar a tábua de maré, prevendo para essa semana maré de até 1,70, com previsão de ressaca, a Coordenadoria de Defesa Civil utilizou caminhões de areia para formar uma barragem e evitar a chegada da água em pontos mais vulneráveis da praia. No entroncamento das ruas Nossa Senhora da Penha com Feliciano Sodré, onde fica a residência que teve parte do muro derrubada, também já foi realizada recentemente contenção com areia e sacos de areia e novas ações emergenciais no local estão previstas.

 

A areia utilizada foi proveniente da limpeza e manutenção da Avenida Atlântica, para retorno ao mar, atendendo a condicionante da licença ambiental do Inea.

Ainda segundo a prefeitura, está agendada, para o próximo dia 28, uma reunião com Ministério Público Federal, representantes da sociedade civil, órgãos públicos e especialistas para discutir alternativas para o fenômeno da erosão costeira que seja economicamente viável e ambientalmente sustentável.

O coordenador da Defesa Civil, Wéllington Barreto, disse que equipes estão de plantão e orienta a população, principalmente das praias de Atafona e Açu, que em caso de urgência façam contato com o órgão através do número 27417878 – ramal 281.

Um projeto de bombeamento artificial de dunas para crescer ou “engordar” a praia de Atafona, com areia compatível à da praia é um dos estudos de viabilidade, que depende de trâmites ambientais.

Fonte: Parahybano

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes