Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mutirão de prevenção à dengue começa em seis bairros nesta sexta

15/05/2018 às 19h00 15/05/2018 às 19h05

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Ação terá início nos bairros Salo Brand, Turf Club, Riachuelo, Matadouro, Parque Fazendinha e Fazenda Grande / Foto: Ururau

Terá início na próxima sexta-feira (18/05), os mutirões integrados com ações de prevenção às arboviroses (dengue, zika, chicungunya e febre amarela) pelos bairros, localidades e distritos do município. As ações, também de conscientização da população, serão realizadas por agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e equipes das superintendências de Limpeza Pública, Postura e das secretarias de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e Ambiental.

Para traçar novas estratégias de enfrentamento às doenças, uma nova reunião foi realizada na Secretaria de Governo nesta terça-feira (15/05), onde começaram a ser definidas as participações de cada setor e o cronograma dos mutirões. Atualmente, estão confirmados 35 casos de dengue, 55 casos de chikungunya e nenhum de zika. 

"O mutirão terá início no dia 18 pela manhã, nos bairros Salo Brand, Turf Club, Riachuelo, Matadouro, Parque Fazendinha e Fazenda Grande. A integração entre as secretarias neste trabalho preventivo e também de conscientização da população é de extrema importância para evitar um crescimento ainda maior do número de casos no município", ressaltou a diretora da Vigilância em Saúde, Andreya Moreira.

A Vigilância, através do Centro de Controle de Zoonoses e da Atenção Básica, já tem intensificado as ações de prevenção no combate permanente aos vetores através de ações preconizadas pelas diretrizes nacionais para a prevenção e controle de epidemias. “As ações integradas serão intermediadas pela Secretaria de Governo com objetivo de informar e conscientizar a população sobre o perigo das doenças”, explicou o secretário de Governo, Alexandre Bastos.

A secretária de Saúde, Fabiana Catalani, ressaltou que a participação da população no combate aos vetores é essencial.

"A população precisa a cada dia ter mais consciência de que a prevenção é sempre a melhor solução para evitar o aumento no número de casos das doenças e isso deve ser feito o ano inteiro. Cada um deve fazer a sua parte e as principais medidas devem ser tomar conta da própria casa e quintal, acondicionar o lixo doméstico de forma adequada, evitar água parada em vasos e pneus e outros recipientes e não jogar entulhos nas ruas", concluiu.

Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto; o superintendente de Limpeza Pública, Alfredo Dieguez; da subsecretária de Atenção Básica, Cintia Ferrini; do diretor do Centro de Referência de Doenças Infecciosas (CRDI), Luiz José de Souza; do superintendente de Postura, Victor Montalvão e do diretor do CCZ, Marcelo Sales, além de representantes da secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece). 

Kits de teste rápido - Desde a última segunda-feira (14), a Vigilância em Saúde vai disponibilizar, em várias unidades, kits de teste rápido para detecção de dengue, zika e chikungunya. Cerca de 20 mil unidades foram recebidas do Ministério da Saúde, através da secretaria estadual de Saúde. O resultado da análise sai em 20 minutos. Para ser submetido ao teste, o paciente tem que apresentar sintomas de uma das doenças. 

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes