Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Pais devem estar atentos à vacinação de adolescentes contra o HPV

18/09/2018 às 11h35 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), mais de 20 milhões de adolescentes brasileiros devem receber a vacina HPV / Foto: Arquivo/Supcom

A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta a população para a imunização do HPV (Papilomavírus Humano), um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o de colo de útero, garganta ou ânus.

Os pais devem procurar por um posto de vacinação mais próximo ou o Centro de Saúde, levando a caderneta de saúde do adolescente — meninas, de 9 a 14 anos e em meninos, de 11 a 14 anos. 

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), mais de 20 milhões de adolescentes brasileiros devem receber a vacina HPV.

“A vacinação é feita em duas doses. Em meninas, de 9 a 14 anos e em meninos, de 11 a 14 anos. Nos casos de pessoas com idade entre 9 e 26 anos, com HIV, câncer ou que já realizaram transplante de medula óssea, a imunização é realizada em três doses. Os pais devem procurar por um posto de vacinação ou o Centro de Saúde, levando a caderneta de saúde do adolescente” destacou a Assessora Chefe da Vigilância, Roberta Lastorina.

Ainda segundo informações da SES, existem mais de 150 tipos de HPV. Desses, 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres. No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo de útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres devido a doença. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são atribuíveis à infecção pelo HPV. 

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes