Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Pezão anuncia entrega da Ponte da Integração antes de dezembro

08/06/2018 às 15h46 08/06/2018 às 19h27

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Com cerca de 55% dos serviços programados já executados e R$67.5 milhões investidos / Foto: Jean Moraes

“Estou com uma perspectiva bem otimista e quero entregar [a ponte] antes de dezembro”. As palavras são do governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que na tarde desta sexta-feira (08/06) anunciou oficialmente o retorno das obras da Ponte da Integração - a maior sobre o Rio Paraíba do Sul – e que liga os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense.

O anúncio foi feito no canteiro principal, em SJB, onde estiveram reunidas diversas autoridades entre elas prefeitos dos municípios da região, vereadores, deputados e secretários estaduais.

“Nós reservamos recursos para isso. Foi uma luta muito grande na nossa recuperação fiscal, onde diversas pessoas trabalharam e me ajudaram muito. Isso aqui foi fruto de muito esforço”, disse o governador agradecendo a deputados, principalmente aos que votaram a favor da recuperação fiscal do Estado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e outras autoridades como os prefeitos de Campos, SJB e SFI.

Segundo informou Pezão, a intervenção está a todo vapor, faltando pouco para a conclusão. O governador disse, ainda, que cerca de 100% dos pilares já estão cravados dentro do rio. “A gente já vê aqui a parte mais difícil feita. A maioria da execução desses pilares e todo o estaqueamento já foram realizados e o que falta está sendo feita dentro da fábrica”, comentou o político afirmando que irá acompanhar o andamento da obra de 20 em 20 dias.

O político aproveitou a oportunidade para falar sobre o pagamento dos salários do funcionalismo, previsto para a próxima semana. Ele não escondeu sua preocupação com a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel, no qual o mesmo sancionou há dois dias, devido à greve dos caminhoneiros, mas se mostrou bastante otimista quanto ao pagamento.

“Eu sou uma pessoa muito otimista. Ontem (quinta-feira), nós fechamos um acordo com a Firjan, a Fecomércio e todo o comércio, que queriam adiar o recolhimento de seus impostos, mas nós mostramos que era impossível abrir mão dessa receita no dia 10, para nós pagarmos nossos funcionários no dia 14”, enfatizou.

A OBRA

Com aproximadamente 55% dos serviços programados já executados e R$67.5 milhões investidos, a ponte será fundamental para integrar o litoral norte do estado, encurtando em cerca de 80 quilômetros entre São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), responsável pela execução dos serviços, iniciou a limpeza e mobilização do canteiro de obras nesta sexta-feira (08/06).

“Essa obra [da ponte], junto com o abastecimento de água da Baixada Fluminense, são meus dois compromissos que quero ver realizados”, disse Pezão.

Durante a fase de retomada o órgão contará com o apoio de aproximadamente 40 homens, distribuídos entre a concretagem dos pilares e assentamento da superestrutura da ponte. Aproveitando o período de baixa do Rio Paraíba do Sul, o DER-RJ irá intensificar os serviços durante as próximas semanas.

“Essa ponte não é só importante para São João da Barra e Campos, mas também para São Francisco, já que somos um município agrícola e eu vejo que isso é um progresso muito grande para a cidade. Estamos ansiosos e de braços abertos esperando por essa obra, tão sonhada, ser concluída”, comemorou a prefeita de SFI, Francimara Barbosa Lemos.

A Ponte da Integração terá 1.344 metros de comprimento, por 16,20 metros de largura, segundo projeto desenvolvido por técnicos do próprio órgão. Localizada na RJ-196, a estrutura está compreendida entre a interseção com a BR-356, na localidade de São Domingos, em São João da Barra e a RJ-194, na localidade de Campo Novo, em São Francisco do Itabapoana.

“Essa ponte integra os três municípios [Campos, SJB e SFI] e faz com que a região se beneficie tanto do Porto do Açu quanto da agricultura, com a produção de cana, quanto da pesca. Foi muito importante à recuperação fiscal e estou muito feliz por isso”, mencionou o deputado estadual Christino Áureo, que já fez parte do governo Pezão, como secretário da Casa Civil.

A obra será fundamental para incrementar o escoamento de produção do polo de fruticultura, assim como usinas de cana de açúcar instaladas no Norte Fluminense. Além destes benefícios, a ponte facilitará o acesso de visitantes às diversas praias e hotéis-fazenda situados nos municípios de São João da Barra e São Francisco do Itabapoana, promovendo o fluxo turístico e gerando novos empregos, resultando em melhor qualidade de vida da população abrangida.

“Como o próprio nome diz ‘Ponte da Integração’ é a grande oportunidade para integrarmos as nossas cidades, a nossa região e enfrentarmos esse momento difícil, financeiramente, que todos os municípios vêm enfrentando. E, obviamente, não tem caminho melhor que seja com a promoção da integração, através dessa grande ponte, porque o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro passa, necessariamente, pelo desenvolvimento e fortalecimento dos municípios do interior”, ressaltou o prefeito de Campos, Rafael Diniz.

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes