Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto do Açu assina Acordo de Cooperação com o Porto de Houston, na Rio Oil&Gas

25/09/2018 às 14h07 25/09/2018 às 14h08

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Parceria firmada entre os dois portos visa sinergia comercial / Foto: Divulgação

No primeiro dia da Rio Oil&GAs 2018, a Porto do Açu Operações assinou um Acordo de Cooperação com o Porto de Houston. A parceria viabiliza uma sinergia comercial entre o maior complexo portuário, industrial e energético da América Latina e um dos mais importantes portos dos Estados Unidos, número um em importações e em tonelagem de exportação.

Segundo Tadeu Fraga, CEO da Porto do Açu Operações, o Acordo de Cooperação tem como objetivo a troca de expertises e boas práticas entre ambos os portos. “Açu e Houston têm perfis similares e podem aproveitar suas redes de parceiros para promover negócios entre o mercado americano e o brasileiro. Esta troca aumentará a exposição do Porto do Açu e irá gerar novas oportunidades e criação de novas rotas, principalmente envolvendo operações com contêineres, que é o ponto forte do novo parceiro. Outro ponto importante é o volume movimentado pelo Porto de Houston associado ao setor de O&G, que também é uma vocação do Complexo do Açu”, afirmou o executivo. 

“Como o setor de Petróleo e Gás é um dos principais impulsionadores das relações comerciais entre o Porto de Houston e o Brasil, a parceria com o Porto do Açu beneficiará os dois portos, tendo em vista que o Açu é referência e tem vocação natural para atender a indústria de O & G. O foco inicial será em oportunidades comerciais relacionadas a importação e exportação de cargas, em granel ou container, também atendendo a indústria offshore de O&G”, complementou John Moseley, Diretor Comercial do Porto de Houston.

Além da parceria entre os dois portos, o acordo também cria novas oportunidades com o Porto de Antuérpia, que, junto com o Grupo Prumo, é um dos acionistas da Porto do Açu Operações. “Esta nova parceria vai criar um triângulo comercial e logístico no Atlântico a ser explorada pelos três portos, já que o Porto de Antuérpia também possui um acordo com o Porto de Houston desde 2014. Nossa expectativa é que, muito em breve, novos negócios sejam gerados, frutos dessa sinergia”, comentou Fraga.

A assinatura do acordo, que aconteceu no estande da Porto do Açu, na RioOil&Gas, teve a presença do ministro de Minas e Energia em exercício, Marcio Felix. “Parabenizo a Porto do Açu pela sua forma em buscar e identificar parceiros estratégicos, como o Porto de Antuérpia e Porto de Houston, o que mostra a qualidade, preocupação, comprometimento e visão em construir para o país algo diferente, que o Brasil precisa. O governo tem trabalhado muito nos últimos dois anos para reinstitucionalizar o setor. Sabemos que mercado, riquezas e gente capacitada o Brasil tem, e o Complexo do Açu é um desses exemplos, que irão ancorar o desenvolvimento que vamos precisar”, afirmou.

O diretor-geral da ANP, Décio Oddone, também esteve no evento e salientou a localização estratégica do Porto do Açu. “O Brasil precisa que o destravamento da indústria de petróleo e gás seja acompanhado pelos investimentos em infraestrutura. E o Porto do Açu tem uma posição única para se beneficiar desses novos investimentos que estão programados e da transformação que a indústria irá passar. Além de termos novos operadores e atores trabalhando na indústria, também iremos assistir uma reformulação na maneira que a indústria opera. Vamos deixar de trabalhar de forma desintegrada, como acontecia quando a Bacia de Campos era operada somente pela Petrobras, e trabalhar de forma integrada na área de serviços. As empresas vão buscar cada vez mais soluções e não contratos”, complementou.

O CEO do Grupo Prumo, José Magela Bernardes, finalizou o evento e reforçou a importância das parceiras neste momento de retomada do setor. “Nas nossas parcerias a palavra colaboração tem sido algo extremamente importante, tanto no Grupo Prumo, como em todos os negócios que desenvolvemos no Porto do Açu. Temos feito isso com muita humildade, visto que trazemos para os nossos negócios parceiros que sabem fazer, e aprendemos com eles. São essas parcerias que agregaram valor para nós e para a sociedade. Continuaremos investindo nessa transformação da indústria de O&G que estamos vendo acontecer”, finalizou.

Também participaram da assinatura do Acordo de Cooperação John Cuttino (representante do Porto de Houston no Brasil), Jorge Camargo (Chairman da Rio Oil&Gas), Camille Richardson (responsável pelo setor econômico do Consulado dos EUA no Brasil) e Jean-Paul Charlier (Cônsul Geral da Bélgica no Rio de Janeiro).

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes