Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Presidiários com meningite internados na emergência do HFM

Denúncia feita por servidores e Seap fala em visitas suspensas no presídio

11/05/2019 às 15h53 12/05/2019 às 08h49

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Servidores falam em internação de forma inadequada / Foto: Arquivo

Servidores do Hospital Ferreira Machado (HFM) denunciam a internação de forma inadequada de dois presidiários diagnosticados com meningite. A denúncia foi repassada para a presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campos dos Goytacazes (Aspmcg), Elaine Leão, que utilizou a própria página do Faceboo para uma live. Segundo ela, estes pacientes deveriam estar no setor de isolamento da unidade hospitalar, mas não há vagas. Com isso, os presos estão sendo mantidos na emergência; e demais pacientes, funcionários e acompanhantes estariam correndo riscos de também contrair a doença.

“Isso é muito grave o que está acontecendo. Esses pacientes nunca deveriam estar na emegência do hospital, mas estão por falta de vagas no isolamento. Eles estão na unidade hospitalar sem os devidos procedimentos e sem máscaras devidas. E por se tratarem de presidiários, os demais da mesma cela deveriam receber a profilaxia, um medicamento para evitar que outros presos contraiam a doença”, comentou.

Elaine falou que um dos pacientes deu entrada no hospital na madrugada de hoje. Já  segundo chegou pela manhã. “Quantos mais vão chegar no Ferreira Machado? Essa é a nossa maior preocupação. Nós não temos vagas para dois presidiários, quanto mais para outros, caso cheguem. Com isso, os profissionais colocam suas vidas em risco para cuidar do próximo. Isso é uma falta de respeito com o trabalhador e com toda a poulação”, revelou.

Uma funcionária do HFM, que preferiu o anonimato, cofirma a denúncia. Segundo ela, os pacientes do curta pemanência estão no corredor e não há máscaras apropriadas para todos. “Será mesmo que somos obrigados a viver com essa realidade por falta de vagas de isolamento? Os governantes, sejam eles vereadores , secretários, DAS e a corja toda não sabem o que verdadeiramente acontece em uma emergência. Até quando vamos colocar nossas vidas em risco por conta de um bando de medíocres que acham que fazer uma maquiagem na saúde vai trazer o bem estar pra população? Eu nunca me posicionei sobre essa questão, mas agora, ficou sem caminho pra disfarçar”.

Uma fonte informou ao Portal Ururau que foram suspensas na data de hoje as visitas no Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Guarus, em função de alguns presidiários terem contraído a meningite. Um pequeno tumulto teria se formado na frente da unidade prisional, além de presos quase se rebelando. De acordo com a fonte, o estado não teria realizado a profilaxia dos presidiários e funcionários.

E nota, a Secretaria de Estado de Administração Peniteniária (Seap) infomuo que está acompanhando o caso de meningite bacteriana diagnosticado em um preso do Presídio Carlos Tinoco da Fonseca. A secretaria ressaltou que, por meio da coordenação de Saúde, já está tomando as providências cabíveis e os detentos e servidores que tiveram contato com o preso estão recebendo o tratamento de quimioprofilaxia. De acordo com a Seap, as visitas e qualquer saída de presos da unidade foram suspensas temporiamente em caráter emergencial.

Em nota, o Hospital Ferreira Machado (HFM) informou que recebeu um primeiro paciente da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) com suspeita de meningite. Já foi feita a punção lombar e o hospital aguarda a Cultura do Líquor para resultado conclusivo sobre o caso. Contudo, devido aos sintomas apresentados pelo paciente, o mesmo já encontra-se na enfermaria de isolamento e recebendo todos os cuidados necessários ao caso. A confirmação da cultura para resultado específico foi encaminhada ao laboratório e a previsão é que na próxima semana o HFM receba o resultado. Toda a equipe de contato direto com o paciente com suspeita de meningite está recebendo as orientações necessárias quanto à quimioprofilaxia.

O HFM esclarece, ainda, ter recebido um segundo paciente do SEAP, que passa por exames para verificação do caso, sendo necessário aguardar o resultado dos mesmos para conclusão de diagnóstico.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes