Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Segurança e Saúde unidos na redução de acidentes motociclísticos

Ações estão previstas para ser realizadas entre os dias 23 e 28 de julho

12/06/2018 às 16h38 12/06/2018 às 16h39

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Até maio de 2018, o HFM registrou a entrada de 1099 pacientes decorrentes de acidente motociclístico / Foto: Supcom

A superintendência do Hospital Ferreira Machado (HFM) realizou, nesta terça-feira (12/06), mais uma reunião para debater ações que possam contribuir com a redução do índice de vítimas de acidentes envolvendo, principalmente, motocicletas. A proposta inicial é realizar uma semana de ações integradas entre órgãos públicos municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e demais entidades para conscientização nas ruas de Campos. A mobilização está prevista para acontecer entre os dias 23 e 28 de julho.

“Estamos avançando no intuito de afinarmos ações integradas de mobilização para coibir os acidentes motociclísticos, que têm causado muitas vítimas. Os dados que temos são alarmantes. Precisamos nos mobilizar para que esse índice seja reduzido e a educação no trânsito e conscientização das consequências que um acidente de moto pode causar são os principais caminhos para prevenir essa incidência”, disse o superintendente do HFM, Pedro Ernesto Simão.

Até maio de 2018, o HFM registrou a entrada de 1099 pacientes decorrentes de acidente motociclístico. Desse total, 73,71% são pessoas entre 20 e 49 anos. Na reunião desta terça-feira, o chefe do serviço de Cirurgia Geral do HFM, Vilson Leite Batista, apresentou um estudo sobre a incidência de doenças relacionadas ao trauma em bairros de Campos. Em relação aos traumas por acidentes envolvendo acidentes com motos, o médico cirurgião mostrou que a maior incidência, entre janeiro e maio deste ano, ocorreu no bairro Jóquei Clube seguido do Parque Aurora e Parque Eldorado. “No Brasil, a maioria dos levantamentos epidemiológicos sobre acidentes com motocicletas aponta a população de homens jovens como o principal grupo envolvido nesses eventos. Tratando-se da população economicamente ativa, o impacto socioeconômico é alto já que possíveis sequelas advindas do trauma podem incapacitar esses pacientes comprometendo a qualidade de vida e eventual perda de força laboral futura”, mostrou no trabalho.

Além de representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, a reunião desta terça-feira também contou com a participação de outros órgãos públicos municipais. O subsecretário de Governo, Fernando Leite, destacou a importância de ações a curto, médio e longo prazo. “A motocicleta aparece como uma alternativa para uma mobilidade mais rápida, mas vale observar que é um meio de transporte de alta letalidade. A política de prevenção já existe há muito tempo e temos que intensificar as ações em curto, médio e longo prazo. Nosso objetivo é unir forças”, destacou.

O guarda municipal Genivaldo Lisboa ressaltou o projeto Ronda Escolar como uma ferramenta que pode auxiliar na semana de conscientização. “A Guarda já trabalha a educação no trânsito através do projeto Ronda Escolar e podemos inserir esse projeto no contexto dos acidentes de moto”, disse.

A educação no trânsito e intensificação das fiscalizações também foram reforçadas pelo diretor do Moto Clube de Campos, Mateus Nogueira. “A gente vê muita irregularidade nas ruas, então ações voltadas para educação e repressão das infrações são importantes como forma de impactar as pessoas a se preocuparem em andarem corretamente”, opinou.

Também participaram da reunião representantes do Serviço Social do HFM; o superintendente de Comunicação Social, Thiago Bellotti; e representantes do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT). Uma nova reunião está marcada para o dia 21 de junho, às 10h30, para continuação das definições de estratégias.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes