Terça-feira, 30 de abril de 2024

Termina 9 de maio prazo para retirar 1ª via ou transferir o domicílio do título de eleitor 

Agendamento do atendimento pode ser feito pela internet ou por telefone

25/04/2018 às 10h19 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O agendamento do atendimento pode ser feito pela internet, no site do TRE-RJ, ou pelo telefone (21) 3436-9000 / Foto: Reprodução

Termina em 9 de maio o prazo para o eleitor que está com o título cancelado regularizar sua situação eleitoral e poder votar no pleito de outubro. O prazo também vale para quem precisa tirar a primeira via do documento, transferir o domicílio ou solicitar mudança para uma seção de fácil acesso. 

O agendamento do atendimento pode ser feito pela internet, no site do TRE-RJ, ou pelo telefone (21) 3436-9000. Vale lembrar também que quem completar 16 anos até o dia do primeiro turno (7 de outubro) já pode tirar o título. Para conferir a situação do seu título eleitoral, clique aqui.

Biometria

No estado do Rio, também devem regularizar a situação até 9 de maio os eleitores que não compareceram ao cadastramento biométrico obrigatório nos municípios de São João da Barra, Rio das Ostras, Queimados, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes. Nos demais municípios, mesmo quem não fez a biometria poderá votar normalmente em outubro, desde que não esteja com o título cancelado ou suspenso.

Segunda via

Já quem tiver perdido o título de eleitor e precisar tirar a segunda via do documento não precisa correr para as zonas eleitorais. O prazo para fazer essa solicitação termina apenas no dia 27 de setembro. Além disso, nesse caso o eleitor, em vez de ir ao cartório eleitoral, tem também a opção de baixar o e-Título, aplicativo para smartphones e tablets  que traz as informações disponíveis na versão impressa do título eleitoral e informa o endereço do local de votação. É importante destacar, porém, que na 2ª via não é possível fazer nenhuma alteração no título, como atualizar dados pessoais ou mudar o local de votação, por exemplo.

Eleitor com deficiência 

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida têm até o dia 9 de maio para solicitar transferência para uma seção de fácil acesso. Para isso, é preciso agendar o atendimento pelo site do TRE-RJ ou pelo telefone (21) 3436-9000. Em todo o estado, existem 5.449 seções eleitorais de fácil acesso ou adaptadas.

Depois de confirmada a transferência, até 90 dias antes do pleito, o eleitor com deficiência poderá comunicar ao juiz eleitoral, por escrito, suas restrições e necessidades, a fim de que a Justiça Eleitoral tome as providências possíveis para oferecer meios e recursos que tornem mais simples o exercício do voto.
 

Fonte: Ascom/TRE

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes