Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Universitários de Campos constroem cadeira para leito e melhoram a vida de pessoas acamada

09/12/2019 às 14h59

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A inspiração para os jovens veio de um projeto desenvolvido por um fisioterapeuta de São Paulo, que teve a ideia ao notar a dificuldade dos pacientes. / Foto: Reprodução

Com o objetivo de garantir mais qualidade de vida para pessoas acamadas, evitando complicações que podem surgir ao passar longos períodos na mesma posição, estudantes do 6º período do curso de Engenharia Mecânica dos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa) deram vida à uma alternativa bastante útil, criativa e barata. Os alunos Glauber Soriano Ribeiro e William Moreira Gomes Neto, sob a orientação da professora Laryce Souza, construíram quatro cadeiras de apoio para leito, a partir de tubos de PVC, que foram entregues, na última sexta-feira (6), aos internos do Asilo Monsenhor Severino. A intenção é que este recurso permita aos idosos acamados se sentar à beira da cama para tomar medicação, assistir TV, fazer fisioterapia, entre outras atividades comuns do dia a dia.

De acordo com a professora, a escolha do PVC se deu por outros três motivos além do baixo custo: é um material leve para ser transportado, possui alta resistência e fácil manutenção. Os alunos iniciaram o projeto a partir de uma visita ao Asilo, em novembro, para conhecer os leitos onde os idosos ficam concentrados e fazer as respectivas medições, a fim de encontrar uma dimensão ideal para as cadeiras. Posteriormente, se reuniram semanalmente no Laboratório de Usinagem e Soldagem da instituição de ensino para condução dos trabalhos.

Ainda segundo Laryce, a parceria com a entidade assistencial foi o piloto para uma iniciativa que deve ser expandida no próximo ano letivo. “Vamos avaliar parcerias junto a outras entidades e hospitais, mobilizando ainda mais alunos para integrar ao projeto. Além disso, até mesmo estudar novas possibilidades através do Programa Voluntário de Iniciação Científica (Provic) do Isecensa, com tecnologia agregada às construções”, adiantou a docente.

A inspiração para os jovens veio de um projeto desenvolvido por um fisioterapeuta de São Paulo, que teve a ideia ao notar a dificuldade dos pacientes.  Sem uma mobília preparada para que as pessoas possam se apoiar adequadamente, sentá-las em uma poltrona comum acaba trazendo mais riscos. E com esta alternativa, é reduzido o risco de queda, uma vez a cadeira fica acoplada no próprio leito, demandando apenas o auxílio de um profissional para ajudar a pessoa a se sentar.

“Sabemos que esta situação impacta diretamente no bem-estar e até mesmo contribui para doenças que podem surgir em decorrência da imobilidade, como pneumonia e úlcera de pressão. Por isso, apresentamos esta solução e esperamos que faça a diferença na vida de muitas pessoas”, informou a professora Laryce Souza, acrescentando que a iniciativa paulistana não possui patente, visto que o objetivo central é ver promover ainda mais reproduções deste dispositivo em todo o país.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes