Uso de cadeirinhas pode reduzir mortes de crianças no trânsito

Facebook Whatsapp Twitter
Quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Vídeo: Casa desaba em Cardoso Moreira

Uma casa desabou na manhã desta quarta-feira, (29/01) na cidade Cardoso Moreira. Segundo o prefeito Gilson Nunes Siqueira  não há registro de feridos. Outros dois imóveis foram desocupados porque existe risco de desabamento. ... continuar lendo

Cidades

Uso de cadeirinhas pode reduzir mortes de crianças no trânsito

Facebook Whatsapp Twitter

26/06/2019 às 09h15 26/06/2019 às 14h48 Verônica Mattos

Divulgação
A cadeirinha e o bebê conforto podem ser adquiridas em sites

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter

O uso de cadeirinhas pode levar a uma redução de pelo menos 60% nas mortes de crianças no trânsito, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). O órgão indica que mecanismos de restrições para crianças em veículos são "altamente eficazes na redução de ferimentos e mortes". Desde que o uso se tornou obrigatório no Brasil, o número de mortes de crianças de 0 a 9 anos no trânsito caiu 12,5%.

Em relatório para segurança viária, de 2018, a OMS indicou que 84 países têm legislação nacional de retenção para crianças - em levantamento que inclui o Brasil. Entre estes, 33 países, com 9% da população mundial, cumprem critérios de melhores práticas em sistemas de retenção para crianças. Países europeus são os que, segundo a OMS, têm medidas mais seguras, com legislações sobre o tema e padrões de restrição tanto para bebês quanto para crianças maiores.

No início deste mês, o presidente Jair Bolsonaro enviou um projeto de lei à Câmara dos Deputados em que, entre outros pontos, põe fim às multas a quem não transportar crianças com os equipamentos. A medida é criticada por especialistas.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

"Se estamos retirando uma infração que é comprovada pela OMS e por atores internacionais, como medida levada a sério no mundo, (o governo) está contribuindo para promover mais mortalidade de jovens e crianças", diz Pedro de Paula, coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito. "Os assentos de um carro foram pensados para um adulto. Uma cadeirinha, adaptada ao corpo e à massa da criança, é a única forma segura", diz Gabriela Guida, gerente executiva da ONG Criança Segura. A organização, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, chegou a lançar um manifesto contra a medida.

Segundo o grupo, há "riscos à integridade das crianças." "Qualquer pessoa era multada, recorria ao Judiciário e ganhava. Não tinha 'multagem' nem a perda de pontos", chegou a declarar o presidente Jair Bolsonaro. Ele disse ainda que, se um dispositivo aumenta a segurança para as crianças, os pais não precisam de leis para adotá-los.

"Se tem algo para que o seu filho fique protegido, nem precisava de lei". Os especialistas recomendam que os pais escolham o dispositivo de segurança mais adequado ao seu filho e siga rigorosamente as instruções de instalação. A cadeirinha e o bebê conforto podem ser adquiridas em sites como a loja online auto-doc.pt ou lojas físicas de acessórios autopeças, pois estes são considerados os únicos recursos efetivos de proteção das crianças em caso de acidente.

Silva Junior/Folhapress  Com informações do  Estadão Conteúdo

Fonte: Divulgação

NOVIDADE!

Clique aqui e acesse o mais novo canal de Podcasts do Portal Ururau. Política, Economia, Esportes, Games, Inovação e muito mais você encontra no Ururau Podcast.

Estamos no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer. Assine já!



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso