Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vídeo: Cavalhada emociona em mais uma edição da festa de Santo Amaro

15/01/2019 às 17h07 15/01/2019 às 17h19

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Este ano, os representantes dos mouros e cristãos chegaram à arena por volta das 16h / Foto: Ururau

A tarde desta segunda-feira (15/01) foi marcada pela tradicional Cavalhada de Santo Amaro, no distrito de mesmo nome, na Baixada Campista. Centenas de pessoas se reuniram para assistir à encenação da batalha entre mouros e cristãos, numa disputa por território. Muito aguardado por frequentadores do festejo do padroeiro da Baixa, o ritual é passado de pai para filho, ano a ano.

De um lado, doze cavalheiros cristãos se vestem de azul e, do lado contrário, doze cavalheiros simbolizam os mouros vestidos de vermelho. Os cristãos são os vencedores da batalha que aconteceu na Península Ibérica após 800 anos de dominação moura. Este ano, os representantes dos mouros e cristãos chegaram à arena por volta das 16h.

MAIS CEDO

Logo pela manhã, o santuário recebeu diversas romarias que fizeram  homenagem ao santo e acompanharam a missa solene celebrada pelo bispo dom Roberto Ferrería Paz.

Além dos fies, esteve presente o prefeito de Campos, Rafael Diniz, vereadores, secretários municipais. Os deputados  Wladimir Garotinho, Hugo Leal, Rodrigo Bacellar, João Peixoto e Gil Vianna (PSL) também marcaram presença.

A primeira encenação da Cavalhada aconteceu em 1730, porém a apresentação nos moldes que acontece nos dias atuais só passou a acontecer a partir de 1735.  

Fonte:

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes