Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vídeo: Prefeitura decreta estado de calamidade por causa das chuvas

As atividades na rede pública estão suspensas nesta 5ª feira

08/11/2018 às 07h55 08/11/2018 às 09h25 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A Prefeitura de Macaé estabeleceu força tarefa no Centro de Convenções para articulação em todo município. / Foto: Divulgação

A Prefeitura de Macaé decretou nesta quinta-feira (08/11), estado de calamidade por causa das fortes chuvas que caem no municípío. A previsão é que continue chovendo na cidade nesta quinta.

A Prefeitura de Macaé informa que, devido às fortes e permanentes chuvas que caem sobre o município desde quarta-feira (7), está decretado estado de calamidade.

 As atividades na rede pública de ensino estão suspensas e a recomendação é que sejam evitadas ações externas, nas ruas.

Dados da Defesa Civil registram 110mm de chuva até o momento, com previsão para hoje de 90mm.

A Prefeitura de Macaé estabeleceu força tarefa no Centro de Convenções para articulação em todo município.

Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199. Na região serrana, o contato pode ser feito pelo telefone do Destacamento da Defesa Civil em Glicério, 2793-3846.

A Secretaria de Mobilidade Urbana informou que há dificuldades de tráfego no Centro nos seguintes pontos: entorno da rodoviária, Av. Papa João XXIII. Nas ruas Silva Jardim e Velho Campos, além do Viaduto, ruas da Imbetiba e na Avenida Presidente Feliciano Sodré o trânsito está liberado.

Já na Avenida Aluisio da Silva Gomes (Granja dos Cavaleiros), Linha Vermelha e entorno do Parque da Cidade não há condições de tráfego.

Atualuzada 10h25 A Prefeitura de Macaé está com representantes do governo atuando em gabinete unificado, no Centro de Convenções, monitorando e adotando as medidas necessárias por contas das fortes chuvas que atingiram o município. 

A Defesa Civil informou um panorama da região serrana do município, onde choveu nas últimas 24h 240 mm:

Frade:

- Erosão de meia pista na reta da estrada que vai para o Frade;

- Deslizamento de encosta próximo à Barragem Macabu, atingindo a via.

Glicério:

- Estrada da Estrela com interdição total;

- Rio transbordou, atingindo duas casas na saída do distrito sendo necessária a remoção de uma família para casa de parentes;

- Transbordo próximo ao Chalé da Guarda Municipal com interdição total da via.

Trapiche:

- Pontos de alagamento próximo ao Hospital;

- Queda parcial de ponte.

Trapóleo:

- Remoção de uma família na RJ 162 (curva da Velha) para casa de parentes.

Houve registro ainda de rolamento de rochedos em diversos pontos da rodovia 162.

Impactos no transporte público

A empresa concessionária responsável pelo transporte público urbano informou que 6,2% de frota não saiu da garagem por falta de motorista que não conseguiram chegar ao trabalho. 

Bairros sem atendimentos: Campo D´oeste, Novo Horizonte, Visconde, Cajueiros, Nova Holanda, Miramar, Sol y Mar, Bairro da Glória e Novo Cavaleiros (Shopping ).

Localidades sem atendimento na região serrana: Cachoeiros de Macaé (Bicuda Pequena,  Bicuda Grande, Serra Escura, Duas Barras), Córrego de Ouro, Sana, Frade e Serra da Cruz.

Os intervalos das linhas estão comprometidos pelo trânsito intenso em alguns dos principais corredores da cidade, também afetados pelas chuvas.

Orientações gerais

Na cidade o registro do volume de chuva foi de 120mm nas últimas 24h. A previsão é de frente fria no estado do Rio, com predominância de chuva no litoral e parte da serra. 

A orientação da Prefeitura de Macaé é para que as pessoas permaneçam em lugares seguros e evitem deslocamentos desnecessários. 

Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199. Na região serrana o contato pode ser feito pelo telefone do Destacamento da Defesa Civil em Glicério, 2793-3846.

Informes serão emitidos ao longo do dia, atualizando o panorama no município.

Fonte:

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes