Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Campos recebe o espetáculo ''13 Gotas'' que destaca a importância da água

21/11/2018 às 16h56

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A peça será apresentada pelo Ministério da Cultura em seis sessões gratuitas em dois dias de novembro, em escolas públicas / Foto: Divulgação

Cerca de dois terços da superfície do planeta são cobertos pela água, além de aproximadamente 60% do organismo ser composto por esse elemento. Tudo na vida envolve esse rico líquido: alimentos, higiene, remédios, entre tantos outros. Porém, muitas vezes, os seres humanos, habituados à presença da água em abundância, só se dão conta da sua relevância quando ela faz falta. O que aconteceu de forma drástica no país em anos anteriores.

A importância da água será lembrada de forma lúdica e brincalhona com o espetáculo “13 Gotas”, do BuZum! Entre os dias 26 a 29 de novembro (segunda-feira até sexta-feira), em Campos de Goytacazes, com seis sessões diárias gratuitas, dentro do ônibus BuZum!, um teatro de quatro rodas, possuindo uma sala de teatro, palco, iluminação, ar condicionado com capacidade de receber 50 pessoas por sessão.

O espetáculo “13 Gotas” foi criado a partir da pesquisa do Instituto Akatu. Segundo o estudo, se toda água do planeta coubesse em um balde de 10 litros, somente 13 Gotas poderiam ser consumidas pelos homens, 97,5% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para uso e consumo. Apenas 2,5% é doce, sendo que a maior parte está em locais de difícil acesso. Desse total, somente 0,26% estaria disponível e acessível ao homem.

A partir desses dados, o BuZum! trará às crianças a grandiosidade desse elemento natural tão importante, porém escasso de forma educativa e com muita diversão, por meio de um conto especial. Escrito por Marília de Toledo e dirigida por Wanderley Piras, a história se baseia em um laboratório com dois cientistas “malucos” que demonstram aos pequenos espectadores, trazendo a sinergia de sensações de tudo que se percebe por meio da água. Desde a gestação, quando os bebês estão imersos em líquido uterino, até a presença nos alimentos, no corpo humano e na natureza. Os diferentes estados da água (sólido, líquido e gasoso) são demonstrados e, da mesma forma, as crianças poderão aprender como ocorre o ciclo das chuvas.

Utilizando várias técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água está presente no céu, nas nuvens, sob a terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo. Com um mapa múndi em cena, as crianças conseguem visualizar em quais pontos do planeta há maior quantidade de água salgada, de água doce, e porque é importante o uso consciente desse bem para o planeta.

A itinerância pelas cidades é apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Aviação Lider.

BuZum! 8 anos

Em setembro de 2018, o BuZum! completou oito anos de existência com números expressivos e motivos de sobra para comemorar. São mais de 350 mil quilômetros rodados para realizar 10.000 apresentações a mais de Meio Milhão de espectadores nas mais de 2.000 escolas públicas* de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suárez, na Bolívia.

Repertório

O repertório da companhia possui 11 peças criadas especialmente para o público infantojuvenil. São elas: Darwin BR, sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem-humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia. O BuZum! tem, também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, * rotina no cotidiano dos jovens. Em 2017, a companhia estreou Mamulengo e Que lixo é lixo? E em 2018 a Cia. estreia seu mais novo espetáculo, Sabor de Vitória, a cerca da alimentação saudável.

Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

Líder Aviação

É a maior empresa de aviação executiva da América Latina. Fundada há 60 anos, conta com 1.000 colaboradores e uma frota de mais de 60 aeronaves. Com presença em mais de 20 bases operacionais nos principais aeroportos brasileiros, a empresa atua em cinco unidades de negócio: fretamento e gerenciamento de aeronaves; vendas de aeronaves; manutenção; atendimento aeroportuário e operações de helicópteros. A Líder também oferece serviços de corretagem de seguro aeronáutico, treinamentos em simulador de voo e reparos em pás de helicópteros. Acesse www.lideraviacao.com.br e saiba mais.

CONFIRA OS LOCAIS, DIAS E HORÁRIOS:

Data: 26 (segunda-feira)

Local: Escola E. M. Francisco Ricardo L. Santos

Endereço: Rua Principal, 215, Mundeus, Campos dos Goytacazes - RJ

Data: 27 (terça-feira)

Local: Escola C. E. Jocinéia da Silva Borges

Endereço: Rua 15, s/n, Novo Jockey, Campos dos Goytacazes - RJ

Data: 28 (quarta-feira)

Local: Escola E.M. Padre João Noberto da Costa Lima

Endereço: Estrada de Lagoa de Cima, Fazenda Olinda, s/n, Campos dos Goytacazes - RJ

Data: 29 (sexta-feira)

Local: Escola E. M. Francisco Ricardo L. Santos

Endereço: Rua Principal, 215 , Rua Principal, 215 , Mundeus, Campos dos Goytacazes - RJ

Horários: 9h - 9h40 – 10h20 – 13h30 – 14h10 - 14h50

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes