Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Espetáculo ''13 Gotas'' terá apresentações no Novo Jockey, Lagoa de Cima e Mundéus

26/11/2018 às 18h27 27/11/2018 às 12h33

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Ao todo serão seis sessões diárias gratuitas / Foto: Divulgação

Cerca de dois terços da superfície do planeta são cobertos pela água, além de aproximadamente 60% do organismo ser composto por esse elemento. Tudo na vida envolve esse rico líquido: alimentos, higiene, remédios, entre tantos outros. Porém, muitas vezes, os seres humanos, habituados à presença da água em abundância, só se dão conta da sua relevância quando ela faz falta. O que aconteceu de forma drástica no país em anos anteriores.

A importância da água será lembrada de forma lúdica e brincalhona com o espetáculo “13 Gotas”, do BuZum! A companhia, que chegou a Campos nesta segunda-feira (26/11), se apresenta até sexta-feira (29/11) sessões diárias gratuitas, dentro do ônibus BuZum!, um teatro de quatro rodas, possuindo uma sala de teatro, palco, iluminação, ar condicionado com capacidade de receber 50 pessoas por sessão.

O espetáculo “13 Gotas” foi criado a partir da pesquisa do Instituto Akatu. Segundo o estudo, se toda água do planeta coubesse em um balde de 10 litros, somente 13 Gotas poderiam ser consumidas pelos homens, 97,5% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para uso e consumo. Apenas 2,5% é doce, sendo que a maior parte está em locais de difícil acesso. Desse total, somente 0,26% estaria disponível e acessível ao homem.

A partir desses dados, o BuZum! trará às crianças a grandiosidade desse elemento natural tão importante, porém escasso de forma educativa e com muita diversão, por meio de um conto especial. Escrito por Marília de Toledo e dirigida por Wanderley Piras, a história se baseia em um laboratório com dois cientistas “malucos” que demonstram aos pequenos espectadores, trazendo a sinergia de sensações de tudo que se percebe por meio da água. Desde a gestação, quando os bebês estão imersos em líquido uterino, até a presença nos alimentos, no corpo humano e na natureza. Os diferentes estados da água (sólido, líquido e gasoso) são demonstrados e, da mesma forma, as crianças poderão aprender como ocorre o ciclo das chuvas.

Utilizando várias técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água está presente no céu, nas nuvens, sob a terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo. Com um mapa múndi em cena, as crianças conseguem visualizar em quais pontos do planeta há maior quantidade de água salgada, de água doce, e porque é importante o uso consciente desse bem para o planeta.

A itinerância pelas cidades é apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Aviação Lider.

CONFIRA OS LOCAIS E HORÁRIOS:

Dia 27/11

C. E. Jocineia da Silva Borges Prédio II 
Rua Seis, Novo Jockey, Campos Goytacazes-RJ   

Dia 28/11
E. M. Padre João Norberto da Costa Lima
Estrada da Lagoa de Cima pela Tapera. Fazenda Olinda

Dia 29/11
Escola Municipal Francisco Ricardo Lysandro Albernaz dos Santos
Rua Principal, 215 - Mundéus, Campos dos Goytacaz

Horários: 9h - 9h40 – 10h20 – 13h30 – 14h10 - 14h50

Fonte:

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes