Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Festa de Nossa Senhora da Penha em Atafona até dia 09

02/04/2018 às 16h53

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Devotos comemoram a igreja na praia sanjoanense que será elevada a Santuário Diocesano no dia 7 em missa celebrada pelo Bispo de Campos / Foto: Divulgação

Desde o último domingo (1°/04) São João da Barra festeja Nossa Senhora da Penha, a padroeira de Atafona. O evento vai até o próximo dia 09.

A devoção a Nossa Senhora da Penha em Atafona ganha destaque com os festejos deste ano na cidade. Os devotos comemoram a igreja na praia sanjoanense que será elevada a Santuário Diocesano no dia 7 em missa celebrada pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz. Motivos de sobra para festejar.

O historiador Fernando Antônio Lobato Borges falou da importância da procissão e da devoção mariana que a cada ano aumenta a participação dos devotos que comparecem no dia da festa para renovar a fé na Virgem Maria.

Este ano, um grupo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Itaperuna vai peregrinar no dia dedicado a Senhora da Penha. No dia 7 um grupo de romeiros vai sair da Matriz de São João Batista no centro da cidade conduzindo a imagem da padroeira até o santuário. A primeira romaria oficial.

“Acho que a importância da procissão de Nossa Senhora da Penha para devoção Mariana se nota pelo volume cada ano maior de romeiros e devotos seguindo a veneranda e milagrosa imagem que traduz o respeito do povo pela mãe de Jesus. Desde que um grupo de devotos da padroeira de Vitória foi salvo de uma tormenta, tornou costume a caminhada da imagem pelas ruas areientas do balneário sanjoanense. O reconhecimento oficial vem corroborar”, pontua Lobato.

O historiador informa que o culto de Nossa Senhora da Penha é dos mais antigos da cidade e marca um período de Nossa história em que São João da Barra tinha uma relação estreita com o Espírito Santo.  A fé generalizada na Santa fez com que a comemoração do seu dia seja a maior manifestação de religiosidade do povo da região. E um povo se faz com a preservação de suas ricas tradições. Sem elas estariam fadados à destruição enquanto povo recorda o historiador.

PROGRAMAÇÃO

03/04 – Terça feira

19h – Missa

Cel. Pe. José Mauricio Peixoto

04/04 – Quarta feira

19h – Missa

Cel.  Pe. Marcos Paulo Pinalli da Costa

05/04 – Quinta feira

19h –  Missa

Cel. Pe. Cláudio Ferreira da Silva

06/04 – Sexta feira

18h – Oração do Santo Terço

19h -  Missa – Cel. Pe. Alci de Andrade Silva

20h – Auto de Maria – Tema: “Maria Mãe do Infinito Amor”

“Um espetáculo de Fé e Amor”

07/04 – Sábado

17h – Romaria Luminosa de Nossa Senhora da Penha com saída da Igreja Matriz em direção ao futuro Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Penha (Atafona)

18h30 – Santa Missa Campal de Elevação do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Penha, celebrada pelo  Bispo  de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz.

08/04 – Domingo

9h – Missa da Misericórdia celebrada pelo Pe. Marcos Paulo Pinalli da Costa

11h – Batizados

15h – Saída da Procissão Fluvial de Nossa Senhora da Penha em carreata até o Cais do Imperador em São João da Barra

15h30 – Chegada da carreata ao Cais do Imperador e início da Procissão Fluvial em direção a Atafona.

17h – Chegada da Procissão Fluvial e Cerimônia de Coroação

20h – Tradicional Leilão

09/04 – Segunda feira

05h – Alvorada

9h – Solene Missa Campal celebrada pelo Revmo. Mons. Leandro de Moraes Diniz.

11h30 – Batizados

17h – Tradicional Procissão Terrestre de Nossa Senhora da Penha

20h30 – Cerimônia de Coroação de Nossa Senhora da Penha

29h45 – Grandiosa queima de fogos

23h45 – Solenidade de descida do Quadro de Nossa Senhora da Penha

00h – Queima de fogos

 

 

 

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes