Sexta-feira, 26 de abril de 2024

II Mostra Fotográfica Das Escolas Municipais será aberta na próxima terça-feira

08/11/2018 às 14h07

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A exposição acontece até o dia 19 no Museu Histórico de Campos / Foto: Divulgação

Será aberta na terça-feira (13/11), às 15h, no Museu Histórico de Campos, a II Mostra Fotográfica Das Escolas Municipais. O evento faz parte do projeto “Meu Olhar Sobre Campos”, realizado pela coordenação de Ciências Humanas da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Serão expostas as 60 fotografias selecionadas dentre as 125 imagens, feitas por estudantes de 13 escolas. Na ocasião, haverá a escolha da melhor foto e o vencedor receberá um smartphone.

A exposição acontece até o dia 19 de novembro e após esta data, as imagens poderão ser vistas no estande da secretaria de Educação na Bienal do Livro, entre os dias 20 e 25 de novembro, na sede do Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Centro. Uma prévia da exposição ocorreu na VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos, no último mês. Na oportunidade, algumas fotos chamaram atenção de quem prestigiou o evento por retratar a sensibilidade dos jovens ou dureza de algumas realidades vividas. Uma delas, que trazia a mão com dedos mutilados de um cortador de cana, chegou a ser descrita em um artigo de jornal local.

"O projeto tem o objetivo de utilizar a fotografia como um instrumento capaz de conferir aos nossos alunos um papel mais ativo na construção de novos conceitos, sensibilizando-os para a valorização da sua identidade e o aperfeiçoamento de sua auto-estima. Queremos a visão de mundo deles e que eles tenham a noção de que o espaço público é deles, então precisa ser cuidado", explica Cristiane Rabelo, coordenadora de História da Smece.

A primeira mostra foi realizada ano passado. Intitulada “O Caminho”, a imagem vencedora da primeira edição retratava uma estrada de terra no distrito de Dores de Macabu com um fusca por ela trafegando. A autora foi a estudante da E.M. Paulo Freire Izabella Barcelos Chagas, 11 anos.

"Ano passado ficamos muito felizes e emocionadas com o resultado do projeto. Víamos a fotografia e ficávamos admiradas com a beleza, mas quando o aluno a descrevia, nos dizia o que ela significava para ele, vimos que alcançamos o nosso objetivo. Muitos disseram que passaram a admirar mais a cidade e o bairro onde vivem. Essa noção de pertencimento é muito importante", avalia Aline Peixoto, coordenadora de Geografia da Smece.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes