Quinta-feira, 18 de abril de 2024

IV Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas movimenta Cepop no domingo

28/09/2019 às 12h52 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
No ano passado, as bandas das escolas municipais Santa Terezinha e Frederico Paes Barbosa conquistaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente / Foto: Supcom

Neste domingo, (29/09), a partir das 10h, o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) sedia o IV Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas, realizado pela Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo. Quatro bandas de escolas municipais participam da competição: Fanfarra Municipal Reginald Scáfura (E.M. Albertina Venâncio), Fanfarra Leda Pinto Lucas (E.M. Santa Terezinha), Fanfarra Maria Elisabete Basílio Barro (E.M. Frederico Paes Barbosa) e FAMUT-Fanfarra Municipal do Turfe (E.M. Maria Lúcia). Ao todo, são sete diferentes categorias.

No ano passado, as bandas das escolas municipais Santa Terezinha e Frederico Paes Barbosa conquistaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente, em suas categorias, e a Ledo Pinto Lucas ainda ficou no terceiro lugar geral.

O organizador do evento, Leandro Beliene, confessa que seu maior objetivo é retomar os tempos áureos do movimento de bandas de Campos. “Campos era a cidade das bandas. Tínhamos mais de 80 participando de concursos e desfiles. Lutamos para manter esta tradição. Queremos que os jovens voltem a se interessar pelas bandas e renovem o movimento. Tudo que eu tenho na minha vida eu devo à música, pois toco desde os 10 anos”, explica o maestro e fabricante de instrumentos musicais que organiza o evento ao lado de Guilherme Ribeiro.

O concurso conta com bandas de Pureza, Casimiro de Abreu, Valença, Italva, Carapebus, Queimados, Maricá, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória. As apresentações estão previstas até 18h30. As bandas da rede municipal se apresentam na parte da tarde. O resultado está marcado para às 19h.

Para Carlos Alexandre Silva (Alexandre FM), gerente de Animação Cultural de Bandas da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), as competições entre bandas no município estimulam o movimento. 

“Todos nós, envolvidos com bandas, queremos mais concursos e mais bandas em Campos.  O movimento caiu muito nos últimos anos, mas ainda temos gente que luta para manter o espírito vivo, como o pessoal do Agrícola, e, na rede municipal, estamos retomando a tradição. Hoje já estamos com 20 bandas ativas. Os alunos gostam muito e os diretores nos relatam que, após entrar na banda, eles ficam mais empenhados na escola”- ressalta o músico que é regente de bandas há 42 anos.

 

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes