Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Livro ''Entremeios: ensaios sobre literatura, cinema e comunicação'' será lançado nesta terça

18/08/2018 às 13h02 18/08/2018 às 13h10

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A noite de autógrafos será às 19h no Museu Histórico da cidade / Foto: Divulgação

A ensaísta e professora campista Analice Martins é autora do livro “Entremeios – ensaios sobre literatura, cinema e comunicação” (Appris, 2018). A obra será lançada em Campos dos Goytacazes, na próxima terça-feira (21/08), no Museu Histórico da cidade. O livro já está disponível para venda nas principais livrarias digitais em versões impressa e e-book. A noite de autógrafos será às 19h. O professor, escritor e dramaturgo Adriano Moura mediará uma roda de conversa com a autora e os leitores presentes.  

O livro "Entremeios" é uma decorrência dos estudos desenvolvidos pela escritora Analice Martins nos últimos 15 anos em que a literatura brasileira contemporânea, o cinema nacional e europeu e condições de produção, leitura e circulação de obras literárias na internet constituíram o núcleo central de suas pesquisas. Ela atua na Graduação e na Pós-Graduação do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

Este é o primeiro livro autoral de Analice Martins que publicou pela editora curitibana Appris. "Minhas áreas prioritárias de interesse são a literatura, o cinema e a relação entre arte e tecnologia. Há um ponto de vista a partir do qual elas são analisadas, que é a noção de trânsitos e deslocamentos na ficção contemporânea", conta. A seleção dos artigos que compõem o volume de 171 páginas fez com que a escritora relesse seus textos que foram originalmente publicados em caderno cultural de Campos, além de periódicos acadêmicos e literários.

"Foi um processo muito interessante, pois me obrigou à releitura de mim mesma, de minha escrita em momentos diversos e para situações e públicos diversos. Uma espécie de “arqueologia de si”. Não foi um processo sofrido até porque pude desenvolvê-lo em condições favoráveis", explica Analice.

O livro  "Entremeios" é prefaciado  pelo professor-doutor Giorgio de Marchis, da universidade italiana Studi Roma Tre, instituição de ensino onde Analice Martins atuou em seu pós-doutoramento durante o ano de 2017. "Além de pesquisador e ensaísta, ele é tradutor e editor de várias obras de nossa literatura brasileira contemporânea. Lecionei em Roma durante meses sobre literatura brasileira. Uma experiência maravilhosa: desafiadora e enriquecedora", revelou.

Animada com esta experiência autoral, Analice Martins pretende se dedicar, em breve, a novos projetos literários. Ela é uma atuante incentivadora da leitura, além de promotora da literatura brasileira contemporânea. "Recomendo aos leitores para que entreguem-se ao “chamado” de todos os signos verbais e não-verbais que nos enredam as vidas. Aventurem-se! Ler nos desloca de nós mesmos, conduz-nos não só a informações, mas a outros mundos, experiências e aprendizados",  conclui.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes