Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Museu abrirá exposição sobre a chegada da luz elétrica a Campos

17/07/2018 às 11h11 18/07/2018 às 11h41

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A inauguração da luz elétrica na iluminação pública em Campos aconteceu em 1883 por Dom Pedro II / Foto: Reprodução

O Museu Histórico de Campos em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG) apresentará a história da primeira cidade da América Latina a utilizar a luz elétrica na iluminação pública, Campos dos Goytacazes. A exposição que seria aberta dia 19  foi transferida para o dia 02 de agosto com mesa de debates com os pesquisadores Genilson Soares e Helvimar Carneiro Rangel, mediada pela gerente do Museu, Graziela Escocard.

A inauguração da luz elétrica na iluminação pública em Campos aconteceu em 1883 por Dom Pedro II e a capital do império, Rio de Janeiro, só recebeu o feito no ano seguinte. A mostra contará com ilustrações e material ligado à eletricidade, incluindo, uma chave elétrica similar a usada pelo imperador, para ativar o fornecimento de luz em Campos.

"Muita gente não sabe, mas Campos foi a primeira cidade da América Latina a receber luz elétrica na iluminação pública, um fato histórico muito relevante. Teremos uma exposição com ilustrações e materiais interessantes à história. Teremos também em exposição uma chave elétrica similar a usada por Dom Pedro II na ocasião", comentou Graziela Escocard.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes