Sexta-feira, 29 de março de 2024

Museu Histórico promove Baile de Carnaval nesta terça

25/02/2019 às 18h35

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
evento marca a abertura da exposição ?Do Preto e Branco ao Colorido do Carnaval Campista?. As melhores fantasias serão premiadas e uma roda de conversa também vai entreter o público. / Foto: Supcom

Folia e história vão se unir na noite desta terça-feira (26/02), em Campos, quando o Museu Histórico Municipal vai abrir as portas ao som de marchinhas para receber o público no primeiro Baile de Carnaval do Museu, a partir das 19h. O evento marca a abertura da exposição “Do Preto e Branco ao Colorido do Carnaval Campista”. As melhores fantasias serão premiadas e uma roda de conversa também vai entreter o público.

O evento é organizado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), através do Museu. A apresentação das marchinhas será realizada pelo músico Markinho Sá, além de um cortejo de carnaval com os alunos do curso Letras em Movimento, da FCJOL, caminhando pela Praça do Santíssimo São Salvador e pelo Museu. A roda de conversa será sobre o politicamente correto das marchinhas, com o historiador Marcelo Sampaio.

Segundo a gerente do Museu, Graziela Escocard, a pesquisa para exposição foi baseada no livro Na Taba dos Goytacazes, de Hervé Salgado Rodrigues, que revela várias tradições tipicamente campistas na temporada de carnaval. Será o primeiro baile de carnaval no Museu, com o intuito de aproximar a população para sua história. Aproveitando o calendário das festas populares brasileiras.

“Pensando na valorização desta manifestação popular brasileira, decidimos resgatar a história do nosso carnaval campista, como uma forma de incentivar essa tradição cultural em nossa cidade. Iremos expor fotos antigas ainda em preto e branco de desfiles, bailes e de blocos de rua. Teremos fotos desde 1938 até 2000, que revelam a riqueza do nosso carnaval e como ele foi se transformando ao longo do tempo”, relatou Graziela Escocard.

O Museu Histórico está localizado em frente à Praça do Santíssimo Salvador, no Centro, na rua Paul Percy Harris, 40.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes