Terça-feira, 23 de abril de 2024

O Festival Doces Palavras é confirmado pelos organizadores para Novembro

14/10/2019 às 17h43 15/10/2019 às 15h30

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O evento será descentralizado, em diversos pontos culturais da cidade. / Foto: Reprodução

Depois do imbróglio envolvendo o cancelamento da participação da Prefeitura de Campos através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), o Festival Doces Palavras (FDP!) vai acontecer. A realização do importante evento cultural da cidade foi confirmada para os dias 02 e 30 de novembro.

"As entidades curadoras se reuniram com os produtores culturais da cidade e foi decidida a realização do evento, contando com a participação voluntária de entidades e espaços culturais", explicou Vitor Menezes, um dos organizadores.

A primeira edição foi realizada em 2015 e a segunda em 2017, na Praça do Liceu e em espaços no entorno do quadrilátero histórico da cidade. Mas para este ano a organização decidiu pela descentralização, com cada espaço de cultura promovendo uma atividade com relação à literatura ou com o doce campista.

"Já surgiram várias entidades, instituições e espaços culturais se disponibilizando como voluntários, como a UENF, OAB e o Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), que vai promover o espaço científico. Já tem uma adesão bacana e vai ser um Festival descentralizado, espalhado em diferentes pontos culturais da cidade", completou Vitor Menezes.

O “FDP!” é uma realização da Associação de Imprensa Campista (AIC) e da Academia Campista de Letras (ACL), contando com o voluntariado dos espaços culturais, universidades e demais instituições. Para os criadores do festival, a proposta é valorizar a produção cultural local, além de enaltecer a tradição dos doces em Campos.

Dentro deste espírito, toda ação é bem vinda. São sugeridos debates, apresentações musicais, feiras de doces e de livros, lançamentos, apresentações teatrais, intervenções artísticas nas mais diversas linguagens, que tenham sempre os autores e autoras campistas (ou regionais) e os produtores e as produtoras de doces tradicionais como focos.

A curadoria do Festival Doces Palavras também se coloca à disposição para fazer sugestões individualizadas a cada espaço ou agente cultural que queira participar deste grande esforço para manter vivo o sonho do FDP!. Uma série de debates e atividades haviam sido programados que, em virtude do cancelamento pela Prefeitura, tornaram-se pendentes de locais para acontecer. Parte destas mesas e oficinas podem ser sugeridas para os espaços culturais voluntários.

As sugestões sobre formas de participação no Festival podem ser enviadas até o dia 21 de outubro de 2019 para o e-mail mutirao3fdp@gmail.com, indicando a instituição/entidade/ativista proponente, o tipo de atividade a ser realizada e as datas e horários possíveis. Também são bem vindas manifestações de disponibilidade voluntária para contribuir na organização e na divulgação do festival, com a formação de coletivos de Logística e de Comunicação, para atuarem junto à Comissão Organizadora. É muito importante a participação de todos e todas neste momento. 

Instituições e entidades organizadoras e adesões confirmadas até 14/10/19

Academia de Letras do Brasil, Academia Pedralva Letras e Artes, Associação das Doceiras de Campos dos Goytacazes, Associação de Imprensa Campista, Associação dos Escritores e Escritoras de Campos dos Goytacazes, Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, Centro Cultural Marcelo Sampaio, Centro Universitário Fluminense, Clube do Vinil de Campos, Espaço Arte Garimpo, Espaço Multicultural Kátia Macabu, Instituto Federal Fluminense, Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes, Núcleo de Arte e Cultura de Campos, Oráculo Espaço do Saber, Ordem dos Advogados do Brasil, OAB/Campos, Santa Paciência, Casa Criativa, Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, União Brasileira de Trovadores, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Eduenf, Casa de Cultura Villa Maria e Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares – ITEP).

 

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes