Terça-feira, 23 de abril de 2024

Cano já tem maior sequência de vitórias da História e pode ter novo recorde

10/07/2018 às 12h31

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A escrita ainda pode ser aumentada, com outro recorde à vista: a maior série invicta em jogos de campeonato / Foto: Reprodução/FutRio

Se o Americano de 2018 é o melhor em muitos anos, apenas o tempo será capaz de confirmar. Mas a equipe parece disposta a quebrar recordes na temporada e está conseguindo. Campeão da Taça Santos Dumont, o primeiro turno da Série B1 do Carioca, o Alvinegro vem de forma exuberante na competição, com nove vitórias consecutivas. E, aconteça o que acontecer no campeonato, esta já é a melhor marca de sua história em jogos oficiais. A escrita ainda pode ser aumentada, com outro recorde à vista: a maior série invicta em jogos de campeonato.

Na Taça Santos Dumont deste ano, o Americano só perdeu uma vez, para o Serra Macaense, na estreia. Depois, mais uma derrota, mas para o Novorizontino (SP), na Série D do Brasileiro. Daí em diante, empatou com o Barra da Tijuca e venceu, na sequência, Santa Cruz, Sampaio Corrêa, Gonçalense, America, Barcelona, Artsul, Angra, Friburguense e Tigres. Com estas nove vitórias, o time superou o recorde anterior, que era de sete triunfos. As sequências anteriores aconteceram nos anos de 1921, 1973, 1991 e 2016.

Em relação a jogos de invencibilidade, o que obviamente também inclui empates, o Glorioso não perde há dez jogos e está perto de igualar sua melhor marca no quesito. Há dois anos, o Americano ficou 11 partidas sem ser derrotado, somando oito vitórias e três empates. A marca atual já é idêntica às conquistadas em 1978, 1989 e 2017. Para faturar mais este recorde, o Canão precisa se manter invicto, pelo menos, nos primeiros dois jogos da Taça Corcovado, que serão contra Carapebus e Tigres.

Nem os times mais marcantes da história do Americano tiveram números tão expressivos quanto os atuais. Embora o recorde vigente tenha sido conquistado em uma Segunda Divisão de Estadual, competição que o clube vem disputando apenas de 2013 para cá, a equipe da atual temporada superou elencos campeões, inclusive com títulos campistas e que fizeram parte do histórico eneacampeonato da cidade, contendo craques históricos do clube, como Zé Henrique, Messias e Paulo Roberto.

Josué encoraja manutenção da sequência

Após o fim da decisão da Taça Santos Dumont, neste domingo (08/07), que confirmou o título do Americano, a festa foi grande no Estádio Ângelo de Carvalho. A nona vitória seguida garantiu ao Glorioso a melhor campanha do primeiro turno e ainda deixou o time a apenas duas vitórias de voltar para a Série A após quase sete anos de ausência. A luta pela continuação da quebra de recordes parece ser a principal motivação alvinegra, conforme diz seu próprio técnico, Josué Teixeira.

O treinador revelou ter motivado seu grupo neste período, encorajando justamente a luta para que mais escritas sejam quebradas. Ele chegou a invocar a maior invencibilidade da história do Campeonato Brasileiro, pertencente ao Botafogo e conquistada no final da década de 70.

– Eu disse aos jogadores que a águia é o animal mais inteligente que existe: ela só se alimenta de carne fresca, não quer nada que já morreu. Então, nós não podemos viver de glórias do passado. Viemos, ganhamos o jogo, mas agora acabou, passou, é outro momento, outra conquista, outra vitória. Você tem que se acostumar a ganhar sempre. "Ah, ganhei dez", quero ganhar onze! Por que a gente não pode bater o recorde do Botafogo, de 42 (jogos), que teve lá? A gente vai tentar isso – afirmou, à Rádio FutRio.

Se o sonho do Americano é tão alto, nenhuma outra equipe teve números tão expressivos neste século em Segundonas. O desempenho atual só é igualado pelo Bonsucesso de 2011 e pelo Duque de Caxias de 2007, que também ganharam nove seguidas. Basta mais uma vitória para assegurar a maior série vencedora desde o Itaperuna, há 25 anos. O recorde absoluto de vitórias consecutivas pertence ao Cattete, que ganhou 14 vezes em 1917. No que depender dos comandados de Josué, a fome de fazer história promete falar mais alto no returno.

Confira abaixo os recordes gerais de invencibilidade e vitórias seguidas em Segundonas:

- Vitórias consecutivas:

14: Cattete (1917)
13: Bonsucesso (1926 e 1927)
12: Olaria (1931) e Anchieta (1933)
11: Olaria (1931), Brasil Suburbano* (1934) e Itaperuna (1993)
10: Bangu (1914)**, Andarahy (1915), Andarahy (1925) e Bonsucesso (1928)

* uma vitória por WO
** duas vitórias por WO

- Mais partidas sem perder:

35: Olaria (1931 e 1932)
25: Campo Grande (1985 e 1988)
24: Friburguense (2011)
23: Quissamã (2011 e 2012)
21: Quissamã (2009 e 2010) e Portuguesa (2012 e 2013)

Fonte: FutRio

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes