Quinta-feira, 25 de abril de 2024

História do futebol sanjoanense será tema em ''Câmara Cultural''

11/07/2018 às 16h21

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O evento será aberto com uma mesa-redonda, no plenário da Casa, e contará com a presença de jogadores e ex-jogadores que marcaram o destino do futebol / Foto: Divulgação

Terá início nesta quarta-feira (11/07), às 19h, mais uma edição do projeto “Câmara Cultural”, que desta vez contará a história do futebol sanjoanense.  Este esporte, que é paixão nacional, também é responsável pela trajetória de diversos atletas e nascimento de grandes times no município.  O evento será aberto com uma mesa-redonda, no plenário da Casa, e contará com a presença de jogadores e ex-jogadores que marcaram o destino do futebol.

O projeto será marcado, também, com uma exposição onde o público vai poder apreciar um acervo cedido por clubes e jogadores, tais como: troféus, bandeira, fotografias, recortes de jornal, camisas e documentos. A exposição estará em cartaz no Centro Cultural Narcisa Amália, de 11 a 18 deste mês, das 9h às 17h, com entrada franca.

"Falar de futebol sempre dá gosto, e falar do nosso futebol é ainda mais prazeroso. Costumo dizer que São João da Barra é um celeiro de artistas. Porém, agora, reforço e afirmo que nossa terra é um berço de grandes jogadores. Por isso, nada mais justo que realizarmos mais um “Câmara Cultural”, e desta vez, em período de Copa do Mundo, abordando o nosso futebol", destaca o presidente do Legislativo, Aluizio Siqueira.

 

História – Segundo João Oscar, no seu livro “Apontamentos para a história de São João da Barra”, na década de 1920, Antonio Marques dos Santos, José Valiengo, Lúcio Maia, Pedro Fernandes Gomes, João Baptista de Almeida e Joaquim Carneiro fundaram o time “Vila Isabel F. C.”. Uma década depois, o município ganhava o "Brasileiro F. C.". O gosto pelo esporte fez brotar muitos outros times a partir daí: “Boa-Vida”, “Thoquinol”, “Ipiranga”, “Flamengo”, “América”.

O mais antigo ainda em atividade, o Fluminense Futebol Clube, foi fundado em 19 de setembro de 1943; coleciona 24 títulos e é o maior vencedor do Campeonato Sanjoanense de Futebol Amador. Atualmente, estão também em atividade: Santos Futebol Clube, Grussaí Futebol Clube, Açu Futebol Clube, Esporte Clube Barcelos, Flamenguinho Futebol Clube, Sanjoanense, Portuguesa, Chatuba e Palmeiras.

O município é um celeiro de atletas. Só para citar alguns exemplos: Carlito Martins, Carlos de Almeida Cintra (Cabeção), José Francisco Ramos (Chinho), Evaldo Rangel (Bacalhau), Renato França Azevedo (Renatinho), Geraldo Melo Novas (Catoco), Jorge Melo Novas (Ginex), Evaldo Sena, Ronaldo Cajueiro, José Carlos Gomes da Silva (Dedé). Alguns sanjoanenses fizeram carreira em clubes distantes. É o caso de Jorge Sena (que jogou no Rayo Valecano, da Espanha) e César Martins (que deu ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, o primeiro título internacional, na Libertadores de 1983, contra o Peñarol). César também fez parte do Benfica, de Portugal.

E quando o assunto é futebol, o Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá (Sazinho) não pode ficar de fora. Localizado no centro de São João da Barra, continua sendo palco de importantes disputas. Como esquecer os clássicos: Fluminense x Sanjoanense; Fla x Flu particular; Flamenguinho x Barcelos e Sanjoanense x Portuguesa?      

 

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes