Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Mais de 350 alunos de capoeira em sete polos da Prefeitura

19/07/2019 às 12h30

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Ainda há vagas. As aulas acontecem nos Centros Esportivos da Escola ? CEDEs do Alphaville, Esplanada, Jardim Carioca, Jóquei, Santa Clara, além da Casa do Futsal e FME. / Foto: Supcom

A Prefeitura de Campos, através da Fundação Municipal de Esportes (FME), vem massificando o esporte no município. Atualmente, são 20 mil alunos em 50 modalidades e 48 locais. E na capoeira são 350 crianças, jovens, adultos e idosos em sete polos: Centros Esportivos da Escola – CEDEs do Alphaville, Esplanada, Jardim Carioca, Jóquei, Santa Clara, Casa do Futsal e na sede da FME.  Ainda há vagas disponíveis. 

O presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin, ressalta que a capoeira além de atividade esportiva também é uma representação cultural.  A moradora do Jardim Carioca Andreia Barcelos Rosa, 47 anos, descobriu a capoeira há mais de 30 anos. Se afastou por um período e há três está de volta. Ela é do CEDE do Jardim, onde faz aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, às 19h. 

- A minha paixão contagiou minha filha Rhayllana Victoria, de 10 anos. Hoje treinamos juntas e estamos, agora, focadas na troca de corda - conta Andreia Barcelos.

Quem pensa que a capoeira é um esporte que atrai apenas crianças e jovens se engana. Quem afirma é servidor público Amadeu, 66. Diabético, ele encontrou na capoeira uma maneira de controle das taxas associado ao tratamento médico. “Hoje me sinto mais disposto. Melhorei meu equilíbrio. Sem contar as novas amizades que fazem muito bem pra gente, essa interação social”, ressaltou Amadeu treina três vezes por semana. 

Natalício Freitas Gomes, 53, funcionário de uma recauchutadora, explica que a capoeira faz muito bem à saúde corporal e mental. "Eu andava sentindo dores e depois de muitos anos parado há dois resolvi retornar para capoeira. Sou do CEDE do Jardim Carioca. Minhas dores sumiram e me sinto muito bem", finalizou.

 

De acordo com o professor Cristiano de Oliveira, o Mestre Touro, a procura pelo esporte vem crescendo. O CEDE do Jardim Carioca e a Casa do Futsal atendem cerca de 100 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos. 

 

- No início, as pessoas acham que não conseguem jogar a capoeira, mas depois observam que faz bem para o corpo e para a mente. Os alunos também apreendem a tocar os instrumentos musicais que dão ritmo às rodas de capoeira. Toda última sexta-feira do mês, o grupo faz uma apresentação, a partir das 18h30, na Rodoviária Roberto Silveira, visando divulgar o esporte que conta um pouco da história do povo brasileiro”, concluiu Cristiano.

 

Inscrição – Para se inscrever para aulas de capoeira, basta procurar a secretaria do CEDE, mais próximo de sua casa, de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h.  O aluno deve apresentar cópia da identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência, declaração da escola, atestado médico e duas fotos. Na FME a secretaria funciona de segunda à quinta-feira, no mesmo horário, para inscrições.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes